Elisa Reis – Encontros de Sociologia & Antropologia

• Este evento já passou.

ENCONTROS DE SOCIOLOGIA & ANTROPOLOGIA

Palestrante: Elisa P. Reis (PPGSA/UFRJ)

Título: Ciências Sociais Para Quê?

Resumo: As ciências sociais na América Latina e no Brasil sempre estiveram muito voltadas para o debate político. Para alguns isso atestaria sua relevância, para outros a politização das ciências sociais indicaria sua fragilidade como ciência. Esse tipo de discussão não tem lugar em outras áreas do conhecimento científico. No entanto, muitas das proposições formuladas nessas outras áreas se prestam igualmente a polêmicas cujas implicações políticas são óbvias. O que diferenciaria essas duas situações? Como preservar e valorizar a relevância das ciências sociais quando o conhecimento científico enquanto tal tem sofrido críticas e contestações que afetam sua credibilidade? Buscando levar a frente essa reflexão, a palestra discutirá a contribuição histórica das ciências sociais na construção do estado-nação, a perplexidade da teoria social contemporânea frente as transformações globais, e as respostas teóricas e práticas que recolocam para os cientistas sociais o desafio da relevância.

Mini-bio: Doutora pelo Massachusetts Institute of Technology, MIT (1980), Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, IUPERJ (1972) e Bacharel em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (1967). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É membro da Academia Brasileira de Ciência (ABC) e da Academy of Science for the Developing World (TWAS). Membro do corpo editorial de diversos periódicos brasileiros e internacionais, atua também em organizações acadêmico-científicas no Brasil e no exterior. Suas principais áreas de especialização são Sociologia Política e Teoria Sociológica. Entre seus temas de pesquisa incluem-se: Estados nacionais, cidadania, elites e desigualdade social, e políticas públicas.

Data: 10/06/2019

Horário: 17h.

Local: Sala 109 (Evaristo de Moraes Filho)

Data:
Hora: