Chamado – Bolsas por critérios socioeconômico 2019

• Este evento já passou.

Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 2019

Prezadas alunas e alunos da turma 2019,

Neste documento se descrevem os procedimentos para distribuição de bolsas por critério socioeconômico, aprovados na reunião de Colegiado do dia 25 de maio de 2017, regulamentados na reunião de 6 de dezembro de 2017 e ratificados na reunião de 8 de outubro de 2018, atendendo a decisão de distribuir por critério socioeconômico 25% das bolsas que sejam outorgadas em 2019 ao PPGSA / IFCS / UFRJ.

Poderão apresentar sua candidatura, as alunas e alunos que se considerem elegíveis para essas bolsas em função de suas trajetórias de vida e de seu perfil socioeconômico. Para tal fim, devem apresentar nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2019, no horário de 11 às 16h na secretaria do PPGSA, os seguintes documentos:

• Carta encaminhada ao PPGSA declarando a intenção de concorrer às bolsas nessa modalidade (ver modelo em Anexo 1)
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de ensino médio
  • Questionário Socioeconômico devidamente preenchido (Anexo 2)

O Questionário tem por objetivo oferecer instrumentos para a aplicação de critério socioeconômico na distribuição das bolsas destinadas para tal fim, fornecendo elementos para avaliar a trajetória familiar, laboral e escolar dos candidatos. Junto aos outros itens solicitados, ele será analisado por uma comissão específica formada por quatro professores e dois representantes discentes. Caso a comissão considere necessário, pode convocar os candidatos para esclarecer dúvidas presencialmente.

Os critérios para distribuição das bolsas do programa estão no seguinte link

Como a distribuição de bolsas por desempenho de acordo com a lista classificatória padronizada pode acontecer em momento posterior ao processo de inscrição nas bolsas por critério socioeconômico, é importante aclarar que os alunos inscritos nesta modalidade não perdem a possibilidade de receber a bolsa por desempenho.

Caso algum candidato selecionado para obter uma bolsa por critério socioeconômico obter uma bolsa por critério classificatório, a bolsa por critério socioeconômico será distribuída entre os candidatos selecionados por critério socioeconômico.

Fernando Rabossi

Coordenação PPGSA