Amurabi Oliveira – Debates do PPGSA

• Este evento já passou.

DEBATES DO PPGSA

Palestrante: t(UFSC)

Título: Antropólogos e Sociólogos no Campo da Educação: desafios e avanços na consolidação de uma agenda de pesquisa

Resumo: Durante um longo período convencionou-se indicar a existência de um parco interesse por parte dos cientistas sociais na pesquisa em educação, enfatizando-se que, sobretudo a partir da Reforma Universitária de 1968, esse campo passa a ser investigado principalmente por pesquisadores vinculados às Faculdades de Educação. Todavia, balanços mais recentes têm indicado um crescente interesse dos pesquisadores situados no campo das ciências sociais, o que se acelera a partir de mudanças ocorridas no campo educacional, tais como: o advento das ações afirmativas, expansão do acesso ao ensino médio e ao ensino superior, reintrodução da sociologia no currículo escolar, etc. Busco apresentar o cenário desse diálogo entre as ciências sociais e a educação a partir dos agentes no campo, apontando para suas trajetórias e agenda de pesquisa. O recorte realizado se circunscreve aos pesquisadores de Programas de Pós-graduação em antropologia e em sociologia que desenvolvem uma atuação no campo de pesquisa da educação.

Mini-bio: Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pesquisador do CNPq. Foi professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e visitante na Universidade Nacional do Litoral (Argentina) e Universidade da República (Uruguai), presidiu a Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS), integrou o comitê de Educação, Ciência e Tecnologia da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), integra o comitê de Ensino de Sociologia no ensino médio da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Tem coordenado o GT “Aprender e Ensinar Antropologia” na Reunião Brasileira de Antropologia e o GT “Ensino de Sociologia” no Congresso Brasileiro de Sociologia. Tem se dedicado aos seguintes temas: antropologia e sociologia da educação, ensino de ciências sociais, história das ciências sociais, religião.

Data: 12/06/2019

Horário: 15h.

Local: Sala 109 (Evaristo de Moraes Filho)

Data:
Hora: