General Info
Este estudo discute a atividade profissional do livreiro, um personagem à frente de um empreendimento cuja base une aspectos culturais e comerciais. O objetivo é analisar a formação da identidade do grupo no Rio de Janeiro ao longo de sua presença no Brasil, partindo da chegada da Família Real até os anos 2000, momento de consolidação de grandes redes varejistas e de avanço das novas tecnologias de comunicação. Antes de analisar esses agentes, traça-se um breve perfil do mercado editorial brasileiro, com a apresentação a indústria livreira e dos hábitos de leitura e de consumo de livros Parte-se então para o debate sobre a imagem social do livreiro, investiga-se como se configurou o espaço de atuação e a construção de uma entidade representativa do grupo. A pesquisa procura ainda identificar que corpos de conhecimentos são acionados pelo livreiro na lida cotidiana, em especial, revela-se sua capacidade de indexação de informações. Essa competência é a base de seu saber-fazer profissional e o princípio ordenador do grupo. Ainda que seja possível perceber entre os livreiros os atributos definidores das profissões, segundo a literatura deste campo de estudos, o grupo não conseguiu moldar um projeto que o levasse a ser considerado efetivamente como uma profissão e nem alcançou visibilidade social. O estudo deste caso permite explorar as sociabilidades manifestas no grupo e o processo de construção de uma visão de mundo compartilhada fora dos espaços oficiais de formação profissional. Por fim, a pesquisa evidencia as possibilidades, os limites e os desafios de se pensar uma profissão, na atualidade, com frágeis laços com o Estado e a Academia.