UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – UFRJ

CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – CFCH

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS – IFCS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA – PPGSA

 

EDITAL Nº 323

 

PPGSA – PROCESSO DE SELEÇÃO AO MESTRADO DA TURMA 2018

 

  1. PREÂMBULO

 

1.1  O Colegiado do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia – PPGSA – do IFCS/UFRJ, no uso de sua atribuição fixada no artigo 7° da Regulamentação Geral da Pós-Graduação stricto sensu da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (Anexo à RESOLUÇÃO CEPG N° 1 de dezembro de 2006) e artigo 12°, inciso I, da Regulamentação das Comissões de Pós-Graduação e Pesquisa da Pós-Graduação STRICTO SENSU e das Comissões Deliberativas dos Programas de Pós-Graduação da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (Anexo à RESOLUÇÃO CEPG N° 2 de dezembro de 2006), torna público aos interessados que estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de ingresso ao Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, para o ano de 2018, no período de 17 a 31 de julho de 2017.

 

1.2 Informações sobre o Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia – PPGSA podem ser obtidas na página eletrônica www.ppgsa.ifcs.ufrj.br , ou por e-mail da secretaria do Programa (ppgsa.ifcs@gmail.com), Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

  1. DO NÚMERO DE VAGAS

 

2.1 O número de vagas oferecidas para o mestrado em 2018 é de 25 mais o adicional de vagas dirigidas exclusivamente a candidatos indígenas (uma) e negros (quatro).

 

2.2 As vagas adicionais estão de acordo com a Política de Ação Afirmativa do PPGSA, aprovada em sua reunião da comissão deliberativa no dia 24 de abril de 2017, para candidatos indígenas e negros, com nacionalidade brasileira ou com visto de residente no Brasil, que desejarem optar por participar do processo seletivo por meio deste sistema.

 

2.3 Os candidatos que optarem participar da Política de Ação Afirmativa serão definidos como optantes.

 

2.3.1 Candidatos optantes indígenas serão avaliados em processo seletivo específico para o mestrado e doutorado, de acordo com as regras da chamada pública que estabelecem os procedimentos de inscrição, critérios de seleção e cronograma para este grupo de optantes, disponível no site (http://www.ppgsa.ifcs.ufrj.br/Edital para processo de seleção de optantes indígenas ao Mestrado) e na Secretaria do PPGSA.

2.4 No ato da inscrição, será oferecido a todos os candidatos a opção de concorrer às vagas deste adicional, condicionada a sua autodeclaração como indígena ou negro. Para este fim, estarão disponíveis as seguintes opções no sistema de inscrição online:

 

(  ) Não concorrerei ao adicional de vagas da política de ação afirmativa

( ) Concorrerei ao adicional de vagas da política de ação afirmativa destinado a candidatos indígenas, declarando-me indígena

(  ) Concorrerei ao adicional de vagas da política de ação afirmativa destinado a candidatos negros, declarando-me negro.

 

  1. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

 

Período de inscrição:  de 17 a 31 de julho de 2017. O sistema online será fechado no dia 31 de julho de 2017, às 23:00 horas – horário de Brasília.

 

Período de entrega da documentação: 01 a 03 de agosto de  2017  na secretaria do PPGSA (sala 420), no horário de 10:00 as 17:00 horas. Os candidatos que residem fora do Rio de Janeiro ou estejam impossibilitados de comparecer à Secretaria do PPGSA poderão enviar pelo correio, obrigatoriamente via SEDEX, valendo para fins de prazo a data do carimbo postal até dia 03 de agosto de 2017.

 

Indicação das candidaturas homologadas: 18 de agosto de  2017. Ver listagem no quadro informativo do PPGSA, Sala 420 e no site do PPGSA.

 

Procedimentos de Inscrição:

 

3.1. Poderão se inscrever no processo seletivo de ingresso ao Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS/UFRJ, para o ano letivo de 2018, os portadores de título de graduação ou os que concluírem o curso de graduação até a data da matrícula no curso de mestrado. Estes últimos, uma vez aprovados, só poderão se matricular mediante a apresentação de documento oficial de sua colação de grau. A data da matrícula será publicada oportunamente no calendário do PPGSA.

 

3.2  Para a inscrição no processo seletivo serão exigidos:

 

3.2.1. O preenchimento de informações em formulário online, a partir do site do PPGSA www.ppgsa.ifcs.ufrj.br no período de 17 a 31 de julho de 2017, para candidatos não-optantes e optantes autodeclarados negros.

 

3.2.2. A apresentação dos seguintes documentos, dentro do período de 01 a 03 de agosto de 2017, na Secretaria do PPGSA, para candidatos não-optantes e optantes autodeclarados negros:

 

– Ficha de inscrição impressa (a ficha deverá ser impressa após o preenchimento dos dados no formulário online, antes do comando de envio);

– Fotocópia da carteira de identidade e CPF (ou passaporte, no caso de estrangeiros);

– Certificado de reservista;

– Fotocópia do título eleitor;

– Fotocópia do diploma de conclusão do curso de graduação autenticado; ou de documento de colação de grau na graduação; ou declaração de data próxima de conclusão por parte de órgão competente;

– Histórico escolar oficial do curso de graduação, autenticado;

– Curriculum Vitae impresso comprovado e acompanhado das publicações, quando existirem (pode ser utilizado o CV Lattes-CNPq);

– Carta dirigida à banca examinadora com informações relevantes sobre a formação do candidato, os motivos da escolha do PPGSA e dois nomes de professores ou pesquisadores que possam dar referências sobre o candidato (nome completo, e-mail, endereço e telefone). A carta deve ter até 2 (duas) páginas (Letra Times New Roman tamanho 12 e espaço 1,5). Cartas fora da especificação acima não serão consideradas;

– Plano de estudo em três vias impressas, onde o candidato exponha seu tema de interesse (de acordo com as linhas de pesquisa desenvolvidas no PPGSA), indique possíveis abordagens teóricas e como pretende realizar a investigação, de modo a permitir que a banca de seleção avalie a capacidade do candidato de delimitar um tema/problema de relevância na área almejada, bem como o desenvolvimento de uma abordagem teórico-metodológica em consonância com os objetivos e hipóteses a serem alcançados. Este plano de estudo deverá ser preenchido em campo específico do formulário de inscrição online (www.ppgsa.ifcs.ufrj.br), obedecendo ao espaço ali estabelecido (para o plano de estudo: limite de 8 mil caracteres ou 1.100 palavras; para a referências bibliográficas: limite de 6 mil caracteres ou 950 palavras).

 

Observações:

  1. Os documentos poderão ser enviados pelo correio, obrigatoriamente via SEDEX, valendo para fins de prazo a data do carimbo postal até dia 03 de agosto de 2017.

Até a ocasião da matrícula no mestrado dos candidatos aprovados no processo seletivo, deverá ser apresentado certificado que comprove a conclusão do curso de graduação (ver item 3.1. acima);

  1. Caso a graduação tenha se realizado no exterior, o candidato poderá se inscrever no processo de seleção ao mestrado da turma 2017 mediante apresentação da comprovação de que o processo de validação do diploma no Brasil está em andamento e, no caso de candidatos com titulação adquirida no estrangeiro, tal comprovação é válida também para efetuar a matricula (Regulamento do PPGSA, Art. 22, § 2º).

 

3.3 Serão homologadas pela Banca de Seleção as inscrições dos candidatos que apresentarem a documentação exigida dentro do prazo estabelecido para a inscrição. Serão impugnadas as inscrições em caso de ausência de qualquer dos documentos acima mencionados.

 

3.4  No ato de apresentação dos documentos, o candidato receberá o comprovante de inscrição que deverá ser apresentado, com a carteira de identidade, em todas as etapas do processo seletivo.

 

  1. DO PROCESSO SELETIVO

 

4.1 A avaliação será feita com base no desempenho do candidato nas seguintes etapas, todas eliminatórias:

 

Exame de proficiência em inglês: Prova escrita com duração de três (3) horas. Será permitido o uso de dicionário.

 

Prova dissertativa: Prova escrita, sem consulta, com duração de três (3) horas, que versará sobre conhecimentos de Sociologia e Antropologia. A prova dissertativa deverá ser feita à caneta de cores preta ou azul. As provas feitas a lápis não serão consideradas.

 

Prova oral: Arguição do candidato pela banca examinadora com base em sua prova dissertativa e na documentação acadêmica apresentada: (1) Carta à banca examinadora, (2) Histórico Escolar, (3) Curriculum Vitae e (4) Plano de Estudo.

 

4.2. Calendário da seleção para o mestrado do PPGSA:

 

Resultado das candidaturas homologadas: 18 de agosto de 2017

 

Exame de proficiência em inglês:  21 de agosto de 2017

Local – IFCS – sala 109

Hora – 9:00 às 12:00h

 

Resultado do exame de proficiência em inglês: 11 de setembro de 2017

Recursos: pedidos devem ser registrados dias 12 e 13 de setembro de 2017 e respondidos até o dia de 14 de setembro de 2017

 

Prova dissertativa: 18 de setembro de 2017

Local – IFCS- Salas a serem divulgadas no site do PPGSA e na secretaria do Programa

Hora – 9:00 às 12:00h

 

Resultado da prova dissertativa: 09 de outubro de 2017

Recursos: pedidos devem ser registrados nos dias 10 e 11 de outubro de 2017 e respondidos até o dia de 16 de outubro de 2017

 

Prova oral:  18, 19 e 20 de outubro de 2017

Local – IFCS – sala 420

Hora – de acordo com a lista dos aprovados na prova dissertativa, publicada no quadro informativo do PPGSA, Sala 420 e no site do PPGSA.

 

Resultados da prova oral: dia 27 de outubro de 2017

Recursos: pedidos devem ser registrados nos dias 30 e 31 de outubro de 2017 e respondidos até o dia 01 de novembro de 2017

 

Resultado final:  07 de novembro de 2017

 

4.3 A divulgação da lista de aprovados em cada etapa será feita no quadro informativo da Secretaria do Programa, sala 420/IFCS, e no endereço eletrônico do PPGSA www.ppgsa.ifcs.ufrj.br

 

  1. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 

5.1 Exame de proficiência em inglês. Etapa eliminatória, mas não classificatória, sendo cinco (5)  o grau mínimo para aprovação de todos os candidatos, não optantes e optantes autodeclarados negros.  Esta prova escrita verificará a compreensão de um texto acadêmico em inglês, avaliada pela capacidade do candidato de elaborar respostas em português que demonstrem domínio do conteúdo do texto.

 

5.2 Prova dissertativa. Etapa eliminatória e classificatória, sendo sete (7) o grau mínimo para aprovação de não-optantes e cinco (5) o grau mínimo para aprovação de optantes autodeclarados negros. Esta prova escrita verificará os conhecimentos de Sociologia e Antropologia cobertos pela bibliografia abaixo apresentada. Será composta de uma questão obrigatória e de uma questão eletiva a ser escolhida entre três possibilidades.

 

Bibliografia

 

DURKHEIM, Emile. 1999. Da divisão do trabalho social. São Paulo: Martins Fontes.

[“Prefácio à segunda edição” (pp. V-XLIII); “Introdução” (pp. 19; Livro I: cap. 1, ao cap. VI (pp. 13184); Livro II: cap. 1 (pp. 223-225), cap. 2 (pp. 251-282), cap. 3 (283-307); Livro II: cap. 1 (pp. 367-390), cap. 2 (pp. 391-407); Conclusão (pp. 417-432)].

 

ELIAS, Norbert. 1994. O Processo Civilizador, vol. 1. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. [“Da Sociogênese dos Conceitos de “Civilização” e “Cultura”” (pp: 21-50).]

 

GEERTZ, Clifford. 2006.O saber local, novos ensaios de antropologia interpretativa. Petrópolis: Editora Vozes. [“Do ponto de vista dos nativos: a natureza do entendimento antropológico” (pp: 85-107].

 

LEVI-STRAUSS, Claude. 1981. As estruturas elementares do parentesco. Petrópolis: Editora Vozes. [“Natureza e Cultura”(pp. 41-49); “O problema do incesto”(pp. 50-68). ]

 

MALINOWSKI, Bronislaw. 1978. Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Ed. Abril.

[“Introdução: tema, método e objeto desta pesquisa” (pp. 17-34); Capítulo 3: “Características essenciais do Kula” (pp. 71-86).

 

MARX, Karl. 2013. O Capital: crítica da Economia Política. Livro I. São Paulo: Boitempo.

[Capítulo 1: “A mercadoria”. (pp. 157-218)]

 

MAUSS, Marcel. 2005. Sociologia e Antropologia. São Paulo: CosacNaify. [“Ensaio sobre a dádiva. Forma e razão da troca nas sociedades arcaicas” (pp. 183-314).]

 

SIMMEL, Georg. “Para a psicologia do dinheiro” (pp. 11-28); “O dinheiro na cultura moderna” (pp. 51-70). In: BUENO, Arthur (org.). Georg Simmel: o conflito da cultura moderna e outros escritos. São Paulo: SENAC, 2013.

 

WEBER, Max. 1991. Economia e Sociedade, vol 1. Brasília: Editora UnB, 1991. [“Conceitos sociológicos fundamentais” (pp. 3-35)].

 

Observações:

  1. As provas escritas serão identificadas pelo número de inscrição de cada candidato e as correções pela banca serão feitas sem o conhecimento dos nomes dos candidatos e de sua condição de optante ou não optante.
  2. Após as correções e atribuição das notas da prova dissertativa, os membros da banca terão acesso à lista nominal dos candidatos e à identificação de optantes e não optantes.

 

5.3 Prova oral. Etapa eliminatória e classificatória, sendo sete (7) o grau mínimo para aprovação de não-optantes e cinco (5) o grau mínimo para aprovação de optantes autodeclarados negros.

 

Consistirá em arguição do candidato pela banca de seleção com base em sua prova dissertativa e na documentação acadêmica apresentada: (1) Carta à banca examinadora, (2) Histórico Escolar, (3) Curriculum Vitae e (4) Plano de Estudo.

 

Observações:

  1. A divulgação das listas dos candidatos aprovados e não aprovados em cada etapa será realizada com referência ao número de inscrição de cada candidato.
  2. Os graus dos candidatos, em todas as etapas, estarão disponíveis na secretaria do PPGSA para consulta pessoal.

 

5.4. Candidatos optantes que alcançarem grau acima de 7 (sete):

 

5.4.1 Os candidatos optantes autodeclarados negros que alcançarem notas que os coloquem acima do grau de aprovação sete (7), passarão para a próxima etapa disputando uma vaga de ampla concorrência, reservando as vagas adicionais para aqueles optantes que tenham sido aprovados no processo seletivo com grau inferior a sete (7) e superior a cinco (5).

5.4.2 Se porventura, um optante autodeclarado negro tirar nota superior a sete (7) em uma etapa do processo seletivo, e em etapa subsequente tirar nota inferior a sete (7) e superior a cinco (5), este optante voltará a concorrer no adicional de vagas, deixando de concorrer nas vagas de ampla concorrência.

 

  1. RESULTADO DA SELEÇÃO

 

6.1 No caso de empate, o critério de desempate obedecerá a seguinte ordem:

 

  1. Se o candidato é optante;
  2. Maior grau obtido na prova dissertativa;
  3. Maior grau obtido na prova oral;
  4. Maior idade.

 

6.2 Ao final do processo seletivo o PPGSA divulgará uma lista de aprovados e não aprovados, em ordem alfabética, que será fixada no quadro informativo da Secretaria do Programa, sala 420/IFCS, e também divulgada no endereço eletrônico do PPGSA www.ppgsa.ifcs.ufrj.br

 

6.3 A nota final de cada candidato estará disponível na secretaria do PPGSA para consulta pessoal.

 

6.4 Caso ocorra desistência de candidato selecionado, será convocado a ocupar a vaga remanescente outro candidato aprovado, respeitando o desempenho final e a inscrição como optante ou não-optante.

 

  1. DOS RECURSOS

 

7.1 Os recursos deverão ser dirigidos ao Presidente do Colegiado e serão encaminhados para apreciação pela Comissão Acadêmica do PPGSA que, conforme resolução do Colegiado do PPGSA (14 de maio de 2009), tem plenos poderes para apreciar os recursos se forem interpostos junto à secretaria do PPGSA no seu horário de atendimento ao público (11:00h às 16:00h) no prazo de até 2 (dois) dias úteis a partir da divulgação dos resultados.

 

7.2 As decisões adotadas nos pleitos deverão ser proferidas no prazo de até quarenta e oito horas (48h) da oposição dos mesmos.

 

  1. DISPOSIÇÕES GERAIS

 

8.1 O candidato portador de necessidade especial deverá informar, no campo indicado no sistema de inscrição online, os recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva necessários à sua participação no processo de seleção para que possa ser providenciada a adaptação necessária para a realização do processo seletivo.

 

8.2 Não poderão ser preenchidas vagas não divulgadas e que não tenham sido previamente aprovadas pela Comissão de Pós-Graduação.

 

8.3 Não haverá segunda chamada para nenhuma das provas.

 

8.4 Uma vez iniciadas as provas nenhum candidato retardatário poderá ingressar no local onde as mesmas serão realizadas e, portanto, aconselha-se que os candidatos cheguem ao local previsto para a realização da prova no mínimo 30 minutos antes do horário oficial de realização das mesmas (que está explicitado neste edital) e munidos do comprovante da inscrição e carteira de identidade ou outro documento com foto.

 

8.5 Os candidatos selecionados deverão realizar a matrícula nos prazos fixados pela Comissão Deliberativa e divulgados pela Secretaria de Pós-Graduação. As matrículas serão isentas de taxas.

 

8.6 Não haverá matrícula condicional.

 

8.7 O curso de mestrado recebe bolsas de estudo da CAPES, CNPq e FAPERJ, cuja concessão aos estudantes dependerá da cota geral anual. O PPGSA/UFRJ não se compromete a garantir bolsa a todos os estudantes selecionados.

 

8.7.1 Os critérios para distribuição e manutenção de bolsas de estudo não são regidos por este Edital e estão de acordo com as normas fixadas pelas agências de fomento, além das condições e regras definidas pela comissão deliberativa do PPGSA, conforme consta no documento disponível no site (www http://www.ppgsa.ifcs.ufrj.br/ _ Distribuição de Bolsas no PPGSA).

 

8.8 Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste edital e no regulamento do Programa de Pós-Graduação ao qual se inscreve.

 

8.9 Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA – CEPG DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, a qual o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia está vinculado.

 

 

Banca de Seleção:

Marco Antonio Gonçalves (Presidente)

Helga Gahyva

Luiz Costa

Flávio Alex Carvalhães

Antonio Brasil (Suplente)

Wagner Chaves (Suplente)

 

Secretaria:

Claudia de Jesus Vianna e Gleidis Maria Souza Corrêa

 

 

Profa. Aparecida Fonseca Moraes

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia/UFRJ

Prof. Fernando Rabossi

Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia/UFRJ

Prof. Marco Aurélio Santana

Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ