UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – UFRJ

CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – CFCH

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS – IFCS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA – PPGSA

 

EDITAL Nº 592

 

PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS INDÍGENAS AO DOUTORADO – TURMA 2020 (01 VAGA)

  1. PREÂMBULO:

1.1. O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) do IFCS/UFRJ, no uso de sua atribuição fixada no artigo 7° da Regulamentação Geral da Pós-Graduação stricto sensu da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (Anexo à RESOLUÇÃO CEPG N° 1 de dezembro de 2006) e artigo 12°, inciso I, da Regulamentação das Comissões de Pós-Graduação e Pesquisa da Pós-Graduação STRICTO SENSU e das Comissões Deliberativas dos Programas de Pós-Graduação da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (Anexo à RESOLUÇÃO CEPG N° 2 de dezembro de 2006), torna público aos interessados que estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de ingresso para optantes indígenas ao Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, para o ano de 2020, no período de 10 de outubro de 2019 a 25 de outubro de 2019.

1.2 Informações sobre o Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) podem ser obtidas na página eletrônica https://ppgsa.ifcs.ufrj.br, ou pelo e-mail da Secretaria do Programa (ppgsa.ifcs@gmail.com), Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

1.3 Os candidatos optantes indígenas serão avaliados por uma comissão especialmente constituída e de acordo com as regras desta chamada pública.

  1. DO NÚMERO DE VAGAS:

2.1 O número de vagas oferecidas para candidatos optantes indígenas para a turma de doutorado de 2020 é de até 01 vaga, e seu preenchimento dependerá da avaliação, mediante análise comparativa, dos dossiês apresentados pelos candidatos.

2.2 A vaga oferecida está de acordo com a Política de Ação Afirmativa do PPGSA, aprovada em reunião da Comissão Deliberativa no dia 24 de abril de 2017, para candidatos optantes indígenas, com nacionalidade brasileira ou com visto de residente no Brasil.

  1. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO:

No ato da inscrição, será oferecido a todos os candidatos a opção de concorrer à vaga oferecida, condicionada a sua autodeclaração como indígena. Para este fim, o candidato deverá optar pela seguinte opção no sistema de inscrição online:

(   ) Concorrerei ao adicional de vagas da política de ação afirmativa destinado a candidatos indígenas, declarando-me indígena.

Período de inscrição: de 10 de outubro de 2019 até 25 de outubro de 2019. O sistema online será fechado no dia 25 de outubro de 2019, às 23:00 horas – horário de Brasília.

Os candidatos que optarem participar da Política de Ação Afirmativa serão definidos como optantes indígenas e serão direcionados pelo sistema online para um campo de inscrição diferente dos não optantes e optantes autodeclarados negros.

Período de entrega da documentação: de 4 de novembro de 2019 a 5 de novembro de 2019 na Secretaria do PPGSA (sala 420), no horário de 10:00 as 17:00 horas. O ato de inscrição online implicará no agendamento automático de data e horário específicos para cada candidato apresentar os documentos exigidos.

Os candidatos que residem fora do Rio de Janeiro ou estejam impossibilitados de comparecer à Secretaria do PPGSA poderão enviar pelo correio, obrigatoriamente via SEDEX, valendo para fins de prazo a data do carimbo postal até dia 5 de novembro de 2018. O endereço para envio é: Largo de São Francisco de Paula, no. 1, sala 420 – Centro – Rio de Janeiro – CEP 20.051-070.

Resultado das candidaturas homologadas: 27 de novembro de 2019. Ver listagem no quadro informativo do PPGSA (Sala 420) e no site do PPGSA.

Procedimentos de Inscrição:

3.1 Poderão se inscrever no processo seletivo de ingresso ao Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS/UFRJ como optante indígena, para o Ano Letivo de 2020, os portadores de título de graduação ou os que concluírem o curso de graduação até a data da matrícula no curso de doutorado, em fevereiro de 2020. Estes últimos, uma vez aprovados, só poderão se matricular mediante a apresentação de documento oficial de sua colação de grau. A data da matrícula será publicada oportunamente no calendário do PPGSA.

3.2 Para a inscrição no processo seletivo serão exigidos:

3.2.1 O preenchimento de informações em formulário online, a partir do site do PPGSA (https://ppgsa.ifcs.ufrj.br) no período de 10 de outubro de 2019 até 25 de outubro de 2019.

3.3 Deverão ser apresentados os seguintes documentos, dentro do período de 4 de novembro de 2019 a 5 de novembro de 2019, na Secretaria do PPGSA:

  • Ficha de inscrição impressa (a ficha deverá ser impressa após o preenchimento dos dados no formulário online, antes do comando de envio);
  • Fotocópia da carteira de identidade e do CPF (ou do passaporte, no caso de estrangeiros);
  • Fotocópia do certificado de reservista;
  • Fotocópia do título eleitor;
  • Fotocópia do diploma de conclusão do curso de graduação (frente e verso);
  • Fotocópia do histórico escolar oficial do curso de graduação (frente e verso);
  • Fotocópia do diploma de conclusão do curso de mestrado (frente e verso), ou, na falta desta, fotocópia da ata de defesa da dissertação que atesta a obtenção do título de mestre;
    • Obs.: Caso o candidato ainda não tenha defendido o mestrado, deverá apresentar declaração original do orientador do mestrado atestando que o candidato deverá concluir e defender sua dissertação antes da data da matrícula no doutorado, em fevereiro de 2020, e declaração original assinada pela Coordenação do Programa de Pós-graduação onde cursa o mestrado, atestando que o candidato concluiu todas as disciplinas e realizou o exame de qualificação;
  • Fotocópia do histórico escolar oficial do curso de mestrado (frente e verso);
  • Cópia da dissertação de mestrado, quando houver;
  • Curriculum Vitae em três (3) vias impressas e acompanhado da comprovação das publicações, quando existirem (pode ser utilizado o CV Lattes-CNPq);
  • Carta identificada com exposição de motivos dirigida à banca examinadora em três (3) vias impressas, com informações relevantes sobre a formação do candidato e os motivos da escolha do PPGSA. A carta deve ter até 2 (duas) páginas (Letra Times New Roman, tamanho 12 e espaço 1,5). Cartas fora da especificação acima não serão consideradas;
  • Dossiê da trajetória do candidato (formação escolar, outros cursos, atuação junto à comunidade ou em movimentos sociais, experiência profissional, etc.), contendo autodeclaração de identidade indígena, com menção ao grupo indígena específico a que está identificado, em três (3) vias impressas. O dossiê deverá obedecer ao limite de 15 mil caracteres sem espaço (Letra Times New Roman, tamanho 12 e espaço 1,5);
  • Projeto de pesquisa identificado em três (3) vias impressas, contendo: a) tema de interesse (de acordo com as linhas de pesquisa do PPGSA) e principais questões de pesquisa; b) abordagens teóricas; c) metodologia; e d) bibliografia. Este plano de estudo deverá obedecer ao limite de 30 mil caracteres sem espaço (Letra Times New Roman, tamanho 12 e espaço 1,5).
  • Quaisquer documentos adicionais que o candidato considere pertinentes em função do que foi acima delineado.
  • Carta do orientador em potencial, assinalando o compromisso em receber o candidato no PPGSA.

Observações:

  1. a) Os documentos devem ser precedidos de folha de apresentação, constando sua listagem na ordem numerada conforme item 3.3. A folha de apresentação e todos os documentos exigidos devem ser submetidos à Secretaria em envelope pardo (tamanho ofício), constando o nome completo do candidato e o número do protocolo gerado no processo de inscrição online. É responsabilidade do candidato aferir a presença de todos os documentos exigidos neste edital;
  2. b) Até a ocasião da matrícula, em fevereiro de 2020, o candidato optante indígena aprovado no processo seletivo deverá apresentar certificado que comprove a conclusão do curso de mestrado.
  3. DO PROCESSO SELETIVO E AVALIAÇÃO

4.1 A seleção do candidato optante indígena será feita mediante análise comparativa dos dossiês e dos demais documentos pertinentes entregues no ato de inscrição, incluindo uma etapa de entrevista após aprovação do dossiê.

4.2 A entrevista com os membros da banca de seleção poderá ser realizada por Skype, no caso do candidato justificar a impossibilidade de comparecer ao PPGSA.

4.2.1 Até um dia após a divulgação do resultado da análise comparativa dos dossiês, os candidatos que estiverem impedidos de comparecer às entrevistas devem justificar por e-mail à Secretaria do PPGSA, informando também o seu endereço do Skype.

4.2.2 A data e horário das entrevistas serão comunicados pela comissão de seleção e Secretaria do PPGSA e serão realizadas de acordo com o fuso horário do Rio de Janeiro.

4.3 Calendário da seleção:

Lançamento do edital: 9 de setembro de 2019;

Inscrições online: de 10 de outubro de 2019 a 25 de outubro de 2019;

Apresentação da documentação: de 4 de novembro de 2019 a 5 de novembro de 2019;

Resultado das inscrições homologadas: 27 de novembro de 2019;

Análise dos dossiês e outros documentos: 2 de dezembro de 2019;

Divulgação da lista das entrevistas: 4 de dezembro de 2019;

Realização das entrevistas: de 5 de dezembro de 2019 a 6 de dezembro de 2019;

Os horários das entrevistas e outras informações aos candidatos serão divulgados no site e na Secretaria do PPGSA.

Observação: Caso a Secretaria do PPGSA julgue necessário, as informações poderão ser reforçadas através de contatos via e-mail.

Resultado das entrevistas: 10 de dezembro de 2019;

Apresentação de recursos: 11 de dezembro de 2019;

Os pedidos de recursos devem ser registrados na Secretaria do PPGSA ou, no caso de impedimento, através de e-mail.

Respostas aos recursos: 12 de dezembro de 2019;

Resultado final: 16 de dezembro de 2019.

O resultado final será publicado no quadro informativo da Secretaria do PPGSA, sala 420/IFCS, e no endereço eletrônico do PPGSA (https://ppgsa.ifcs.ufrj.br/).

Quadro-síntese do calendário:

 Etapas set/19 out/19 nov/19 dez/19
Lançamento do edital 9/9 9/10    
Inscrição online   10/10 – 25/10    
Apresentação da documentação     4/11 – 5/11  
Homologação das inscrições     27/11  
Análise dos dossiês e outros documentos       2/12
Divulgação da lista das entrevistas       4/12
Realização das entrevistas       5/12 – 6/12
Resultado       10/12
Recursos       11/12
Resposta aos recursos       12/12
Resultado final       16/12
  1. DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1 O curso de doutorado recebe bolsas de estudo da CAPES, CNPq e FAPERJ. Sua concessão aos estudantes dependerá da cota geral anual do PPGSA/UFRJ.

5.2. O candidato optante indígena selecionado receberá uma (1) bolsa de estudos, condicionada à concessão por parte das agências acima mencionadas.

5.3 A manutenção da bolsa durante o curso obedecerá a critérios definidos no Regulamento do PPGSA, à deliberação da Comissão Acadêmica do PPGSA e às normas das agências de fomento.

5.4 Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas nesta chamada pública de seleção e no regulamento do Programa de Pós-Graduação ao qual se inscreve.

5.5 Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA – CPGP DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, a qual o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia está vinculado)

Banca de seleção:

Luiz Costa (Presidente)

Frédéric Vandenberghe

Wagner Chaves

Julia O’Donnell (Suplente)

Secretaria:

Claudia de Jesus Vianna

Gleidis Maria Souza Corrêa

 

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia/UFRJ

Rodrigo Salles Pereira dos Santos

Coordenadora Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia/UFRJ

Felícia Picanço

Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ

Susana de Castro