UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – UFRJ

CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – CFCH

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS – IFCS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA PPGSA

 

EDITAL PARA O PROCESSO SELEÇÃO DE OPTANTES INDÍGENAS AO MESTRADO – TURMA 2018 (01 VAGA)

PPGSA – EDITAL DE No.  326

 

  1. PREÂMBULO:

1.1. O Colegiado do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia – PPGSA – do IFCS/UFRJ, no uso de sua atribuições torna público aos interessados que em cumprimento à decisão tomada em reunião da Comissão Deliberativa, no dia 24 de abril de 2017, o Programa adotará política de Ação Afirmativa e oferecerá um adicional de vaga dirigida exclusivamente a candidatos indígenas, com nacionalidade brasileira ou com visto de residente no Brasil.

1.2 Estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de ingresso para optantes indígenas no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, para o ano de 2018, no período de 17 a 31 de julho de 2017.

1.3. Informações sobre o Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia – PPGSA podem ser obtidas na página eletrônica www.ppgsa.ifcs.ufrj.br , ou por e-mail da secretaria do Programa (ppgsa.ifcs@gmail.com), Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

1.4 Os candidatos optantes indígenas serão avaliados por uma comissão especialmente constituída e de acordo com as regras desta chamada pública.

 

  1. DO NÚMERO DE VAGAS:

2.1 O número de vagas oferecidas para candidatos optantes indígenas ao mestrado em 2018 é de até 01 vaga, e seu preenchimento dependerá da avaliação, mediante análise comparativa, dos dossiês  apresentados pelos candidatos.

 

  1. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO:

No ato da inscrição, será oferecido a todos os candidatos a opção de concorrer às vagas deste adicional, condicionada a sua autodeclaração como indígena ou negro. Para este fim, estarão disponíveis as seguintes opções no sistema de inscrição online:

(    ) Não concorrerei ao adicional de vagas da política de ação afirmativa

(  ) Concorrerei ao adicional de vagas da política de ação afirmativa destinado a candidatos indígenas, declarando-me indígena

(  ) Concorrerei ao adicional de vagas da política de ação afirmativa destinado a candidatos negros, declarando-me negro.

Período de inscrição:  de 17 a 31 de julho de 2017. O sistema online será fechado no dia 31 de julho de 2017, às 23:00 horas – horário de Brasília.

Os candidatos que optarem participar da Política de Ação Afirmativa serão definidos como optantes indígenas e serão direcionados pelo sistema online para um campo de inscrição diferente dos não optantes e optantes autodeclarados negros.

 

3.1 Do processo seletivo específico para optantes indígenas:

Período de entrega da documentação: de 14 a 16 de agosto de 2017 na Secretaria do PPGSA (sala 420), no horário de 10:00 as 17:00 horas.

Os candidatos que residem fora do Rio de Janeiro ou estejam impossibilitados de comparecer à Secretaria do PPGSA poderão enviar pelo correio, obrigatoriamente via SEDEX, valendo para fins de prazo a data do carimbo postal até dia 16 de agosto de 2017

Resultado das candidaturas homologadas: dia 23 de agosto de 2017

Procedimentos de Inscrição:

3.2  Poderão se inscrever no processo seletivo de ingresso ao Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS/UFRJ como optante indígena, para o Ano Letivo de 2018, os portadores de título de graduação ou os que concluírem o curso de graduação até a data da matrícula no curso de mestrado. Estes últimos só poderão se matricular mediante a apresentação de documento oficial de sua colação de grau. A data da matrícula será publicada oportunamente no calendário do PPGSA.

3.3  Para a inscrição no processo seletivo serão exigidos:

3.3.1 O preenchimento de informações em formulário online, a partir do site do PPGSA www.ppgsa.ifcs.ufrj.br no período de 17 a 31 de julho de 2017.

3.3.2. A apresentação dos seguintes documentos, dentro do período 14 a 16 de agosto de 2017, na Secretaria do PPGSA:

  • Ficha de inscrição impressa (a ficha deverá ser impressa após o preenchimento dos dados no formulário online, antes do comando de envio);
  • Fotocópia da carteira de identidade ou documento equivalente; CPF;
  • Fotocópia do diploma de conclusão do curso de graduação; ou de documento de colação de grau na graduação; ou declaração de data próxima de conclusão por parte de órgão competente;
  • Histórico escolar oficial do curso de graduação;
  • Curriculum Vitae impresso comprovado e acompanhado das publicações, quando existirem (pode ser utilizado o CV Lattes-CNPq);
  • Carta dirigida à banca examinadora com informações relevantes sobre a formação do candidato, os motivos da escolha do PPGSA e dois nomes de professores ou pesquisadores que possam dar referências sobre o candidato (nome completo, e-mail, endereço e telefone). A carta deve ter até 2 (duas) páginas (Letra Times New Roman tamanho 12 e espaço 1,5). Cartas fora da especificação acima não serão consideradas;
  • Dossiê contendo: a trajetória do candidato (formação escolar, outros cursos, atuação junto à comunidade ou em movimentos sociais, experiência profissional, etc.); seus motivos de escolha de candidatura no PPGSA/UFRJ, contendo autodeclaração de identidade indígena, com menção ao grupo indígena específico a que está identificado (até 15 mil caracteres sem espaço);
  • Os candidatos optantes indígenas ao mestrado deverão apresentar um plano de estudos contendo tema de interesse e possíveis abordagens teóricas e metodológicas apresentado em até 15 mil caracteres sem espaço (Letra Times New Roman tamanho 12 e espaço 1,5).
  • Quaisquer documentos adicionais que o candidato considere pertinentes em função do que foi acima delineado.
  • Carta do potencial orientador assinalando o compromisso em receber o candidato no PPGSA.

Observação: Até a ocasião das matrículas no mestrado do candidato optante indígena aprovado no processo seletivo, deverá ser apresentado certificado que comprove a conclusão do curso de graduação.

 

  1. DO PROCESSO SELETIVO E AVALIAÇÃO

4.1 A seleção do optante indígena será feita mediante análise comparativa dos dossiês e dos demais documentos pertinentes entregues no ato de inscrição, incluindo uma etapa de entrevista após aprovação do dossiê.

4.2 A entrevista com os membros da banca de seleção poderá ser realizada por Skype no caso do candidato justificar a impossibilidade de comparecer ao PPGSA.

4.2.1 Até um dia após a divulgação do resultado da análise comparativa dos dossiês, os candidatos que estiverem impedidos de comparecer às entrevistas devem justificar por e-mail à Secretaria do PPGSA, informando também o seu endereço do Skype.

4.2.2 A data e horário das entrevistas serão comunicados pela comissão de seleção e secretaria do PPGSA e serão realizadas de acordo com o fuso horário do Rio de Janeiro.

4.3 Calendário da seleção para optantes indígenas/mestrado:

Resultado das candidaturas homologadas: 23 de agosto de 2017

Resultado da análise comparativa dos dossiês da seleção de mestrado e doutorado: dia 30 de agosto no site e Secretaria do PPGSA.

Entrevistas (a serem realizadas presencialmente ou, em caso de impedimento de candidatos, por Skype): as entrevistas serão agendadas para o dia 4 de setembro.  Os horários das entrevistas e outras informações aos candidatos serão divulgadas no site e Secretaria do PPGSA.

Observação: Caso a Secretaria do PPGSA julgue necessário, as informações poderão ser reforçadas através de contatos via e-mail.

Resultado Final:  11 de setembro de 2017

Publicado no quadro informativo da Secretaria do Programa, sala 420/IFCS, e no endereço eletrônico do PPGSA www.ppgsa.ifcs.ufrj.br.

Recursos: pedidos devem ser registrados na Secretaria do PPGSA ou, no caso de impedimento, através de e-mail, nos dias 12 e 13 de setembro de 2017 e respondidos até o dia 15 de setembro de 2017.

 

  1. DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1 O curso de mestrado recebe bolsas de estudo da CAPES, CNPq e FAPERJ. Sua concessão aos estudantes dependerá da cota geral anual do PPGSA/UFRJ.

5.2. O optante indígena indicado para a vaga adicional receberá uma bolsa de estudos.

5.3 A manutenção da bolsa durante o curso obedecerá aos critérios definidos pela comissão de bolsas do PPGSA e pelas normas das agências de fomento.

5.4 Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas nesta chamada pública de seleção e no regulamento do Programa de Pós-Graduação ao qual se inscreve.

5.5 Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA – CPGP DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, a qual o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia está vinculado)

 

Banca de seleção:

Maria Barroso (Presidente)

Luiz Costa

Bruno Cardoso

César Gordon (suplente)

 

Secretaria:

Claudia de Jesus Vianna

Gleidis Maria Souza Corrêa

 

 

 

Profa. Aparecida Fonseca Moraes

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia/UFRJ

 

Prof. Fernando Rabossi

Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia/UFRJ

 

Prof. Marco Aurélio Santana

Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ