UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – UFRJ          

CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – CFCH

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS – IFCS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA – PPGSA

 

EDITAL No. 325

PPGSA – PROCESSO DE SELEÇÃO AO DOUTORADO DA TURMA 2018

 

  1. PREÂMBULO

1.1 O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia – PPGSA – do IFCS/UFRJ, no uso de sua atribuição fixada no artigo 7° da Regulamentação Geral da Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Anexo à RESOLUÇÃO CEPG N° 1 de dezembro de 2006); no artigo 12, inciso I, da Regulamentação das Comissões de Pós-Graduação e Pesquisa da Pós-Graduação stricto sensu e das Comissões Deliberativas dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Anexo à RESOLUÇÃO CEPG N° 2 de dezembro de 2006); e no artigo 10, inciso IX, do Regulamento do PPGSA; torna público aos interessados que estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de ingresso ao Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, para o ano de 2018, no período de 17 a 31 de julho de 2017.

1.2 Informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia – PPGSA podem ser obtidas na página eletrônica www.ppgsa.ifcs.ufrj.br, ou por e-mail da Secretaria do Programa (ppgsa.ifcs@gmail.com), no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

  1. DO NÚMERO DE VAGAS

2.1 O número de vagas oferecidas para o doutorado em 2018 é de 22 mais o adicional de vagas dirigidas exclusivamente a candidatos indígenas (uma) e negros (quatro).

2.2 As vagas adicionais estão de acordo com a Política de Ação Afirmativa do PPGSA, aprovada em sua reunião da comissão deliberativa no dia 24 de abril de 2017, para candidatos indígenas e negros, com nacionalidade brasileira ou com visto de residente no Brasil, que desejarem optar por participar do processo seletivo por meio deste sistema.

2.3 Os candidatos que optarem participar da Política de Ação Afirmativa serão definidos como optantes.

2.3.1 Candidatos optantes indígenas serão avaliados em processo seletivo específico para o mestrado e doutorado, de acordo com as regras da chamada pública que estabelecem os procedimentos de inscrição, critérios de seleção e cronograma para este grupo de optantes, disponível no site (http://www.ppgsa.ifcs.ufrj.br/ Edital para processo de seleção de optantes indígenas ao Doutorado) e na Secretaria do PPGSA.

2.4 No ato da inscrição, será oferecido a todos os candidatos a opção de concorrer às vagas deste adicional, condicionada a sua autodeclaração como indígena ou negro. Para este fim, estarão disponíveis as seguintes opções no sistema de inscrição online:

(   ) Não concorrerei ao adicional de vagas da política de ação afirmativa

( ) Concorrerei ao adicional de vagas da política de ação afirmativa destinado a candidatos indígenas, declarando-me indígena

( ) Concorrerei ao adicional de vagas da política de ação afirmativa destinado a candidatos negros, declarando-me negro.

  1. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

Período de inscrição: de 17 a 31 de julho de 2017. O sistema online será fechado no dia 31 de julho de 2017, às 23:00 horas- horário de Brasília.

Período de entrega da documentação: de 07 a 09 de agosto de 2017, na Secretaria do PPGSA, no horário de 10:00 horas às 17:00 horas. Os documentos poderão ser enviados pelo correio, obrigatoriamente via SEDEX, valendo para fins de prazo a data do carimbo postal até dia 09 de agosto de 2017.

O endereço para envio é: Largo de São Francisco de Paula, no. 1, sala 420 – Centro – Rio de Janeiro – CEP 20.051-070.

Indicação das candidaturas homologadas: 22 de agosto de 2017. Ver listagem no quadro informativo do PPGSA, Sala 420 e no site do PPGSA.

Procedimentos de Inscrição

3.1 Poderão se inscrever no processo seletivo para ingresso no Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS/UFRJ para o ano letivo de 2018, os portadores de título de mestre (atestado mediante apresentação do diploma ou, na falta deste, ata de defesa da dissertação) ou aqueles que venham a te-lo no momento da matrícula no doutorado do PPGSA. Estes últimos, uma vez aprovados,só poderão se matricular mediante a apresentação de documento oficial de sua conclusão do mestrado. A data da matrícula será publicada oportunamente no calendário do PPGSA.

3.2 Para inscrição no processo seletivo serão exigidos:

3.2.1 O preenchimento de informações online, a partir do site do PPGSA: www.ppgsa.ifcs.ufrj.br no período de 17 a 31 de julho de 2017 (até às 23:00 horas – horário de Brasília);

3.2.2 Anexar no sistema online: a carta de apresentação do candidato com a exposição dos motivos; projeto de pesquisa (de acordo com os campos do formulário); curriculum vitae (lattes); histórico escolar do mestrado;

3.2.3 A apresentação dos seguintes documentos dentro do período de 07 a 09 de agosto de  2017, na Secretaria do PPGSA:

  1. Ficha de inscrição no sistema online e impressa;
  2. Fotocópia da carteira de identidade e CPF (no caso de estrangeiros, passaporte);
  3. Fotocópia do certificado de reservista;
  4. Fotocópia do título de eleitor;
  5. Histórico Escolar oficial do curso de Graduação e diploma do curso de graduação, podendo apresentar fotocopias autenticadas;
  6. Histórico Escolar oficial e diploma do curso de mestrado (frente e verso) ou, na falta deste, a ata de defesa da dissertação que atesta a obtenção do título de mestre, podendo apresentar fotocopias autenticadas;

Candidatos que ainda não tenham defendido a dissertação na data da inscrição do processo seletivo ao doutorado para 2018 entregarão, juntamente com todos os documentos exigidos nos itens acima, as seguintes declarações:

-Declaração do orientador do mestrado atestando que o candidato deverá concluir e defender sua dissertação antes da data da matrícula no doutorado;

-Declaração da secretaria do Programa de Pós-graduação do candidato, assinada pela coordenação do curso, que ateste que o candidato concluiu todas as disciplinas e realizou o exame de qualificação;

Até a ocasião da matrícula no doutorado dos candidatos aprovados no processo seletivo, deverá ser apresentado documento oficial (diploma ou, na falta deste, ata da defesa de dissertação) que comprove a conclusão do curso de mestrado (ver item 3.1. acima).

  1. Curriculum Vitae comprovado e acompanhado das publicações, quando existirem;
  2. Cópia da dissertação de mestrado, quando houver;
  3. Projeto de pesquisa, de acordo com o formato indicado mais abaixo (não serão aceitos os projetos com formatos diferentes), enviado eletronicamente de acordo com as instruções disponíveis no procedimento de inscrição;
  4. Carta com exposição de motivos, de acordo com o formato indicado mais abaixo (não serão aceitas cartas com formatos diferentes), enviada eletronicamente de acordo com as instruções disponíveis no procedimento de inscrição;

Serão impugnadas as inscrições em caso de ausência de qualquer dos documentos acima requeridos.

Observações:

  1. Caso o mestrado tenha se realizado no exterior, o candidato poderá se inscrever no processo de seleção ao doutorado da turma 2018 mediante apresentação da comprovação de que o processo de validação do diploma no Brasil está em andamento; e, no caso de candidatos com titulação adquirida no estrangeiro,tal comprovação é válida também para efetuar a matricula (Regulamento do PPGSA, Art. 22, § 2º).
  2. Os documentos poderão ser enviados pelo correio, obrigatoriamente via SEDEX, valendo para fins de prazo a data do carimbo postal até dia 09 de agosto de 2017.
  3. No momento da apresentação ou postagem dos documentos impressos pelo correio, o envio eletrônico dos arquivos correspondentes ao “Projeto de pesquisa” e à “Carta com exposição de motivos” já deverá ter sido realizado por meio do sistema online. Caso haja discrepância entre versão impressa e versão eletrônica, prevalece sempre para fins de avaliação a versão impressa desses documentos.
  4. Considerando o período disponível para o preenchimento de informações e para anexar documentos online, é de responsabilidade do candidato fazê-lo a tempo, não sendo responsabilidade do PPGSA problemas de último momento por causa de congestionamento no sistema.

3.3. Serão homologadas pela Banca de Seleção as inscrições dos candidatos que apresentarem a documentação exigida dentro do prazo estabelecido para a inscrição. Serão impugnadas as inscrições em caso de ausência de qualquer dos documentos acima mencionados.

3.4. No ato de apresentação dos documentos, o candidato receberá o comprovante de inscrição que deverá ser apresentado, juntamente com a carteira de identidade, em todas as etapas do processo seletivo.

  1. DO PROCESSO SELETIVO

4.1. A seleção será feita com base no desempenho do candidato nas seguintes etapas, todas eliminatórias:

Primeira etapa: Exames de proficiência em inglês e em francês. Provas escritas com duração de três (3) horas. Será permitido apenas o uso de dicionário impresso em papel durante as provas. É proibido o uso de qualquer aparelho eletrônico durante a prova.

Segunda etapa: Exame e avaliação da trajetória acadêmica, com base em curriculum vitae no modelo do currículo Lattes, histórico escolar e dissertação de mestrado; exame e avaliação do projeto de pesquisa e da carta com exposição de motivos.

Obs.: Os alunos que cursaram mestrado no PPGSA estão dispensados da prova de língua estrangeira que realizaram para a entrada no Programa. Candidatos estrangeiros serão submetidos, também, a exame de proficiência em língua portuguesa, em data a ser divulgada pela Secretaria de Pós-Graduação, até doze meses contados a partir do ato de sua matrícula.

Terceira etapa: Exame Oral: arguição do candidato pela Banca Examinadora com base na documentação apresentada.

4.2.Cronograma do processo de seleção:

Exame de proficiência em inglês– 29 de agosto de 2017.

Local – IFCS Sala – 109. Hora – das 14:00h às 17:00h.

Exame de proficiência em francês: 30 de agosto de 2017.

Local – IFCS Sala – 109. Hora – das 14:00h às 17:00h.

Resultado dos exames de idiomas: 12 de setembro de 2017

Recursos: pedidos devem ser registrados nos dias 13 e 14 de setembro 2017 e respondidos até o dia de 18 de setembro de 2017

Resultado do exame da trajetória acadêmica/Projeto de pesquisa e carta de exposição de motivos:  21 de setembro de 2017

Recursos: pedidos devem ser registrados nos dias 22 e 25 de setembro 2017 e respondidos até o dia de 27 de setembro de 2017

Divulgação da lista de candidatos selecionados para exame oral: 28 de setembro de 2017

Exame oral em horários diferentes para cada candidato: 02, 03, 04 e 05 de outubro de 2017

Local – IFCS – Sala – 420. Hora: os horários, para cada candidato, serão divulgados no quadro informativo da Secretaria do PPGSA

Resultado do exame oral: 06 de outubro de 2017

Recurso: pedidos devem ser registrados nos dias 09 e 10 de outubro de 2017 e respondidos até o dia de  11 de outubro de 2017

Resultado final: 16 de outubro de 2017

4.3 A divulgação do resultado de cada etapa será feita no quadro informativo da Secretaria do Programa, sala 420/IFCS, e no endereço eletrônico do PPGSA www.ppgsa.ifcs.ufrj.br

  1. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

5.1 Primeira etapa: exames de proficiência em inglês e francês; etapa eliminatória, mas não classificatória, sendo 5 (cinco) o grau mínimo para aprovação de todos os candidatos, não optantes e optantes autodeclarados negros.

-Exame de proficiência em inglês. Prova escrita que verificará a compreensão de um texto acadêmico em inglês, avaliada pela capacidade do candidato de elaborar respostas em português que demonstrem domínio do conteúdo do texto. Será permitido apenas o uso de dicionário impresso em papel durante as provas. É proibido o uso de qualquer aparelho eletrônico durante a prova.

-Exame de proficiência em francês. Prova escrita que verificará a compreensão de um texto acadêmico em francês, avaliada pela capacidade do candidato de elaborar respostas em português que demonstrem domínio do conteúdo do texto. Será permitido apenas o uso de dicionário impresso em papel durante as provas. É proibido o uso de qualquer aparelho eletrônico durante a prova.

Observações:

  1. As provas escritas de inglês e francês serão identificadas pelo número de inscrição de cada candidato e as correções pela banca serão feitas sem o conhecimento dos nomes dos candidatos e de sua condição de optante ou não optante.
  2. As provas de inglês e francês deverão ser feitas à caneta (cores azul ou preta). As provas feitas a lápis não serão consideradas.

5.2 Segunda etapa: avaliação da trajetória acadêmica, do projeto de pesquisa e da carta com exposição de motivos; etapa eliminatória e classificatória, sendo sete (7) o grau mínimo para aprovação de não-optantes e cinco (5) o grau mínimo para aprovação de optantes autodeclarados negros.

-Avaliação da trajetória acadêmica dos candidatos, considerando globalmente os seguintes itens: seu aproveitamento nas disciplinas do mestrado (“coeficiente de rendimento” ou equivalente) e a dissertação de mestrado apresentada; a produção científica qualificada por meio de publicações e apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos; a experiência de pesquisa (por meio de participações em equipes e projetos); premiações e distinções acadêmicas.

-Avaliação do projeto de pesquisa e da carta com exposição de motivos, de acordo com sua adequação e preenchimento dos itens a seguir:

Observações:

  1. Nesta etapa os membros da banca terão acesso à lista nominal dos candidatos e à identificação de optantes e não optantes.

5.2.1 Projeto de pesquisa: O projeto de pesquisa seguirá o modelo apresentado no formulário online, obedecendo aos seguintes campos:

  1. Qual o tema da pesquisa? Descreva sua(s) principal(is) questão(ões) de pesquisa, os objetivos e o enfoque da investigação (limite: 6 mil caracteres c/ espaço ou 840 palavras).
  2. Em qual campo problemático se situa a pesquisa? De que forma ela se articula com debates e conhecimentos prévios nas áreas de sociologia ou antropologia? (limite: 6 mil caracteres c/ espaço ou 840 palavras).
  3. Qual o material de pesquisa e as evidências que você precisa reunir para responder a sua(s) questão(ões)? E de que forma você planeja reunir e analisar esse material? (limite: 6 mil caracteres c/ espaço ou 840 palavras).
  4. Que contribuição(ões) você espera que sua pesquisa trará para sociologia, antropologia, ou para o campo específico de debate em que se insere? (limite: 6 mil caracteres c/ espaço ou 840 palavras).
  5. Referências Bibliográficas (limite: 30 mil caracteres c/ espaço ou 4 mil palavras).

5.2.2 Carta com exposição de motivos: A exposição de motivos terá no máximo 03 páginas de texto incluindo as notas de rodapé (exceto bibliografia), espaço 1,5, corpo 12, letra fonte Times New Roman, obedecendo ao seguinte roteiro:

a.Descreva sua formação, experiência profissional e motivos pelos quais você se considera preparado para realizar uma tese de doutorado. Descreva alguns dos seus trabalhos (dissertação de mestrado, trabalhos apresentados, artigos publicados etc.) e ressalte os pontos que considere mais interessantes e criativos.

b.Caso haja, indicar um professor do PPGSA que poderia orientar seu projeto de doutorado. Indique as razões de sua escolha.

c.A indicação pelo candidato de um possível orientador não implica necessariamente que o indicado possa aceitar a orientação.

5.3 Terceira etapa: exame oral; etapa eliminatória e classificatória, sendo sete (7) o grau mínimo para aprovação de não-optantes e cinco (5) o grau mínimo para aprovação de optantes autodeclarados negros.

5.3.1 Exame oral. Consistirá em arguição do candidato pela Banca Examinadora com base na documentação apresentada. Serão consideradas na avaliação do candidato a sua capacidade para dissertar sobre o projeto de pesquisa e a sua perspectiva para a sua trajetória acadêmica, bem como a capacidade de diálogo com as questões levantadas pela banca.

Observações:

  1. A divulgação das listas dos candidatos aprovados e não aprovados em cada etapa será realizada com referência ao número de inscrição de cada candidato.
  2. Os graus dos candidatos, em todas as etapas, estarão disponíveis na secretaria do PPGSA para consulta pessoal.

5.4 Candidatos optantes que alcançarem grau acima de 7 (sete):

5.4.1 Os candidatos optantes autodeclarados negros que alcançarem notas que os coloquem acima do grau de aprovação sete (7), passarão para a próxima etapa disputando uma vaga de ampla concorrência, reservando as vagas adicionais para aqueles optantes que tenham sido aprovados no processo seletivo com grau inferior a sete (7) e superior a cinco (5).

5.4.2 Se porventura, um optante autodeclarado negro tirar nota superior a sete (7) em uma etapa do processo seletivo, e em etapa subsequente tirar nota inferior a sete (7) e superior a cinco (5), este optante voltará a concorrer no adicional de vagas, deixando de concorrer nas vagas de ampla concorrência.

  1. RESULTADO FINAL

6.1 No caso de empate, o critério de desempate obedecerá a seguinte ordem:

  1. Se o candidato é optante;
  2. Maior grau obtido no exame oral;
  3. Maior idade.

6.2 Ao final do processo seletivo o PPGSA divulgará uma lista de aprovados e não aprovados, em ordem alfabética, que será fixada no quadro informativo da Secretaria do Programa, sala 420/IFCS, e também divulgada no endereço eletrônico do PPGSA www.ppgsa.ifcs.ufrj.br.

6.3 A nota final de cada candidato estará disponível na secretaria do PPGSA para consulta pessoal.

6.4 Caso ocorra desistência de candidato selecionado, será convocado a ocupar a vaga remanescente outro candidato aprovado, respeitando o desempenho final e a inscrição como optante ou não-optante.

  1. DOS RECURSOS

7.1 Os recursos deverão ser dirigidos ao Presidente do Colegiado e serão encaminhados para apreciação pela Comissão Acadêmica do PPGSA que, conforme resolução do Colegiado do PPGSA (14 de maio de 2009), tem plenos poderes para apreciar os recursos se forem interpostos junto à secretaria do PPGSA no seu horário de atendimento ao público (11:00h às 16:00h) no prazo de até 2 (dois) dias úteis a partir da divulgação dos resultados.

7.2 As decisões adotadas nos pleitos deverão ser proferidas no prazo de até quarenta e oito horas (48h) da oposição dos mesmos.

  1. DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 O candidato portador de necessidade especial deverá informar, no campo indicado no sistema de inscrição online, os recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva necessários à sua participação no processo de seleção para que possa ser providenciada a adaptação necessária para a realização do processo seletivo.

8.2 Não poderão ser preenchidas vagas não divulgadas e que não tenham sido previamente aprovadas pela Comissão de Pós-Graduação.

8.3 Não haverá segunda chamada para nenhuma das provas.

8.4 Uma vez iniciadas as provas nenhum candidato retardatário poderá ingressar no local onde elas estarão sendo realizadas e, portanto, aconselha-se que os candidatos cheguem ao local previsto para a realização da prova 30 minutos antes do horário oficial de sua realização.

8.5 Os candidatos selecionados deverão realizar a matrícula nos prazos fixados pela Comissão Deliberativa e divulgados pela Secretaria de Pós-Graduação. As matrículas serão isentas de taxas.

8.6 Não haverá matrícula condicional.

8.7 O curso de doutorado recebe bolsas de estudo da CAPES, CNPq e FAPERJ, cuja concessão aos estudantes dependerá da cota geral anual. O PPGSA/UFRJ não se compromete a garantir bolsa a todos os estudantes selecionados.

8.7.1 Os critérios para distribuição e manutenção de bolsas de estudo não são regidos por este Edital e estão de acordo com as normas fixadas pelas agências de fomento, além das condições e regras definidas pela comissão deliberativa do PPGSA, conforme consta no documento disponível no site (www http://www.ppgsa.ifcs.ufrj.br/ _ Distribuição de Bolsas no PPGSA).

8.8 Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste edital e no regulamento do Programa de Pós-graduação ao qual se inscreve.

8.9 Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA – CPGP da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, a qual o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia está vinculado.

Banca de Seleção:

Bila Sorj  (Presidente)

Elsje Lagrou

Maria Barroso

Rodrigo Santos

Felícia Picanço (Suplente)

Octavio Bonet (Suplente)

Secretaria:

Claudia de Jesus Vianna e Gleidis Maria Souza Corrêa

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia/UFRJ

Profa. Aparecida Fonseca Moraes

Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia/UFRJ

Prof. Fernando Rabossi

Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ

Prof. Marco Aurélio Santana