UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – UFRJ
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – CFCH
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS – IFCS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA – PPGSA
EDITAL No. 181

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1. PREÂMBULO

1.1 O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia –PPGSA – do IFCS/UFRJ, no uso de sua atribuição fixada no artigo 7° da Regulamentação Geral da Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Anexo à RESOLUÇÃO CEPG N° 1 de dezembro de 2006); no artigo 12, inciso I, da Regulamentação das Comissões de Pós-Graduação e Pesquisa da Pós-Graduação stricto sensu e das Comissões Deliberativas dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Anexo à RESOLUÇÃO CEPG N° 2 de dezembro de 2006); e no artigo 10, inciso IX, do Regulamento do PPGSA; torna público aos interessados que estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de ingresso ao Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, para o ano de 2020, no período de 29 de maio até 09 de junho de 2019.

1.2 Informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia – PPGSA podem ser obtidas na página eletrônica https://ppgsa.ifcs.ufrj.br, ou por e-mail da Secretaria do Programa (ppgsa.ifcs@gmail.com), no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2. DO NÚMERO DE VAGAS

2.1 O número de vagas oferecidas para a turma de doutorado de 2020 é de 24, mais o adicional de vagas dirigidas exclusivamente a candidatos indígenas (uma), negros (quatro) e servidores (docentes e técnico-administrativos em Educação) do quadro ativo permanente da UFRJ (uma).

2.2 As vagas adicionais estão de acordo com a Política de Ação Afirmativa do PPGSA, aprovada na reunião da comissão deliberativa no dia 24 de abril de 2017, para candidatos
indígenas e negros, com nacionalidade brasileira ou com visto de residente no Brasil, que desejarem optar por participar do processo seletivo por meio deste sistema. A vaga adicional para servidores (docentes e técnico-administrativos em Educação) do quadro ativo permanente da UFRJ está de acordo com a Portaria nº 7.555, de 29 de agosto de 2017, que regulamenta o Programa de Qualificação Institucional (PQI/UFRJ), ao qual o PPGSA aderiu a partir de decisão de sua Comissão Deliberativa no dia 21 de fevereiro de 2019.

2.3 Os candidatos que optarem participar da Política de Ação Afirmativa serão definidos como optantes. Já os candidatos que disputarem a vaga do Programa de Qualificação Institucional, deverão indicar a opção pela vaga Programa de Qualificação Institucional – PQI.

2.3.1 Candidatos optantes indígenas serão avaliados em processo seletivo específico para o mestrado e doutorado, de acordo com as regras da chamada pública que estabelecem os procedimentos de inscrição, critérios de seleção e cronograma para este grupo de optantes, disponível no site https://ppgsa.ifcs.ufrj.br/ingresso/editais-e-selecao/ e na Secretaria do PPGSA.

2.4 No ato da inscrição, será oferecido a todos os candidatos a opção de concorrer às vagas deste adicional, condicionada a sua autodeclaração como indígena, negro ou servidor. Para este fim, estarão disponíveis as seguintes opções no sistema de inscrição online:
( ) Não concorrerei ao adicional de vagas da política de ação afirmativa
( ) Concorrerei ao adicional de vagas da política de ação afirmativa destinado a candidatos indígenas, declarando-me indígena
( ) Concorrerei ao adicional de vagas da política de ação afirmativa destinado a candidatos negros, declarando-me negro
( ) Concorrerei à vaga do Programa de Qualificação Institucional (PQI/UFRJ)

3. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

Período de inscrição: de 29 de maio a 09 de junho de 2019. O sistema online será fechado no dia 09 de junho de 2019, às 23:59 horas – horário de Brasília.

Período de entrega da documentação: de 12 a 14 de junho de 2019, na Secretaria do PPGSA, no horário de 10:00 horas às 17:00 horas. O ato de inscrição online implicará no agendamento automático de data e horário específicos para cada candidato apresentar os documentos exigidos. Os candidatos que residem fora do Rio de Janeiro ou que estão impossibilitados de comparecer à Secretaria do PPGSA poderão enviar os documentos pelo correio, obrigatoriamente via SEDEX, valendo para fins de prazo a data do carimbo postal até dia 14 de junho de 2019.

O endereço para envio é: Largo de São Francisco de Paula, no. 1, sala 420 – Centro – Rio de Janeiro – CEP 20.051-070.

Indicação das candidaturas homologadas: 24 de junho de 2019. Ver listagem no quadro informativo do PPGSA (Sala 420) e no site do PPGSA.

Procedimentos de Inscrição

3.1 Poderão se inscrever no processo seletivo para ingresso no Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS/UFRJ para o ano letivo de 2020, os portadores de título de mestre (atestado mediante apresentação do diploma ou, na falta deste, ata de defesa da dissertação) ou aqueles que venham a tê-lo no momento da matrícula no doutorado do PPGSA, em fevereiro de 2020. Estes últimos, uma vez aprovados, só poderão se matricular mediante a apresentação de documento oficial de sua conclusão do mestrado. A data da matrícula será publicada oportunamente no calendário do PPGSA.

3.2 Para inscrição no processo seletivo serão exigidos:

3.2.1 O preenchimento de informações online, a partir do site do PPGSA (https://ppgsa.ifcs.ufrj.br) no período de 29 de maio a 09 de junho de 2019 (até as 23:59 horas – horário de Brasília), deverá ser realizado por candidatos não-optantes, optantes autodeclarados negros, assim como para os candidatos do Programa de Qualificação Institucional (PQI/UFRJ).

3.2.2 Deverão ser apresentados os seguintes documentos dentro do período de12 a 14 de junho de 2019, na Secretaria do PPGSA:

  • a. Ficha de inscrição no sistema online e impressa (a ficha deverá ser impressa após o preenchimento dos dados no formulário online, antes do comando de envio);
  • b. Fotocópia da carteira de identidade e do CPF (ou do passaporte, no caso de estrangeiros);
  • c. Fotocópia do certificado de reservista;
  • d. Fotocópia do título de eleitor;
  • e. Fotocópia do diploma de conclusão do curso de graduação;
  • f. Fotocópia do diploma de conclusão do curso de mestrado; ou de ata de defesa da dissertação; ou de declaração de data próxima de conclusão por parte de órgão competente (cf. Instruções abaixo);
  • g. Fotocópia da dissertação de mestrado, quando houver;
  • h. Fotocópia do histórico escolar oficial do curso de graduação (frente e verso);
  • i. Fotocópia do histórico escolar oficial do curso de mestrado (frente e verso);
  • j. Curriculum Vitae no formato Lattes impresso e acompanhado da comprovação das publicações, quando existirem;
  • k. Carta identificada com exposição de motivos dirigida à banca examinadora, de acordo com o formato indicado mais abaixo (não serão aceitas cartas com formatos diferentes), enviada eletronicamente de acordo com as instruções disponíveis no procedimento de inscrição, e quatro (4) cópias impressas;
  • l. Projeto de pesquisa identificado, de acordo com o formato indicado abaixo (não serão aceitos projetos com formatos diferentes), enviado eletronicamente de acordo com as instruções disponíveis no procedimento de inscrição, e quatro (4) cópias impressas;
  • m. Termo de Aceite de Orientação (disponível no site https://ppgsa.ifcs.ufrj.br). O candidato deve entrar em contato com um docente do PPGSA para obter a assinatura do termo de aceite de orientação. Somente termos de aceite de orientação assinados serão considerados para a seleção. Os e-mails dos professores se encontram no site do programa (https://ppgsa.ifcs.ufrj.br) e podem ser solicitados por e-mail à Secretaria do Programa (ppgsa.ifcs@gmail.com).

Candidatos que ainda não tenham defendido a dissertação na data da inscrição do processo seletivo ao doutorado para 2020 entregarão, juntamente com todos os documentos exigidos nos itens acima, uma declaração da secretaria do Programa de Pós-graduação do candidato, assinada pela coordenação do curso, que ateste que o candidato tem previsão de conclusão de todas as disciplinas e de realização da qualificação até o fim do primeiro semestre letivo de 2019, que corresponde a 31 de julho de 2019;

Até a ocasião da matrícula no doutorado dos candidatos aprovados no processo seletivo, em fevereiro de 2020, deverá ser apresentado documento oficial (diploma ou, na falta deste, ata da defesa de dissertação) que comprove a conclusão do curso de mestrado (ver item 3.1. acima).

Serão impugnadas as inscrições em caso de ausência de qualquer dos documentos acima requeridos.

Observações:

a. Caso o mestrado tenha se realizado no exterior, o candidato poderá se inscrever no processo de seleção ao doutorado da turma 2020 mediante apresentação da comprovação de que o processo de validação do diploma no Brasil está em andamento e, no caso de candidatos com titulação adquirida no estrangeiro, tal comprovação é válida também para efetuar a matrícula (Regulamento do PPGSA, Art. 22, § 2º).

b. Os documentos devem ser precedidos de folha de apresentação, constando sua listagem na ordem numerada presente no item 3.3.2. É responsabilidade do candidato aferir a presença de todos os documentos exigidos neste edital;

c. A folha de apresentação e todos os documentos exigidos devem ser submetidos à Secretaria em envelope pardo (tamanho ofício), constando o nome completo do candidato e o número do protocolo gerado no processo de inscrição online;

d. A comprovação das publicações pode ser realizada com uma cópia legível da página do artigo e/ou do livro onde são listadas todas as informações bibliográficas da obra (autores, título, periódico ou ISBN e data de publicação);

e. Os documentos poderão ser enviados pelo correio, obrigatoriamente via SEDEX, valendo para fins de prazo a data do carimbo postal até dia 14 de junho de 2019;

f. Considerando o período disponível para o preenchimento de informações online, é de responsabilidade do candidato fazê-lo a tempo, não sendo responsabilidade do PPGSA problemas de último momento por causa de congestionamento no sistema.

3.3 Serão homologadas pela Banca de Seleção as inscrições dos candidatos que apresentarem a documentação exigida dentro do prazo estabelecido para a inscrição. Serão impugnadas as inscrições em caso de ausência e/ou inadequação de qualquer dos documentos acima mencionados.

3.4 No ato de apresentação dos documentos, o candidato receberá o comprovante de inscrição que deverá ser apresentado, juntamente com a carteira de identidade, em todas as etapas do processo seletivo.

4. DO PROCESSO SELETIVO

4.1 A seleção será feita com base no desempenho do candidato nas seguintes etapas, todas eliminatórias:

Primeira etapa: Exames de proficiência em inglês e em francês. Provas escritas com duração de três (3) horas. Será permitido apenas o uso de dicionário impresso em papel durante as provas. É proibido o uso de qualquer aparelho eletrônico durante a prova.

Segunda etapa: Exame e avaliação da trajetória acadêmica, com base em curriculum vitae no modelo do currículo Lattes, histórico escolar e dissertação de mestrado; exame e avaliação do projeto de pesquisa e da carta com exposição de motivos.

Obs.: Os alunos que cursaram mestrado no PPGSA estão dispensados do exame de proficiência em inglês já realizado quando do ingresso no Programa. Candidatos estrangeiros serão submetidos, também, a exame de proficiência em língua portuguesa, em data a ser divulgada pela Secretaria do PPGSA, até doze meses contados a partir do ato de sua matrícula.

Terceira etapa: Exame Oral: arguição do candidato pela banca examinadora com base em sua prova dissertativa e na documentação acadêmica apresentada: (1) Carta à banca examinadora, (2) Histórico Escolar, (3) Curriculum Vitae e (4) Projeto de pesquisa.

4.2 Calendário do processo de seleção:

Resultado das candidaturas homologadas: 24 de junho de 2019.

Exame de proficiência em inglês: 27 de junho de 2019.
Local – IFCS – Sala a ser divulgada no site do PPGSA e na secretaria do Programa
Hora – das 09:00h às 12:00h

Exame de proficiência em francês: 27 de junho de 2019
Local – IFCS Sala a ser divulgada no site do PPGSA e na secretaria do Programa. Hora – das 14:00h às 17:00h.
Resultado dos exames de idiomas: 08 de julho de 2019
Recursos: pedidos devem ser registrados nos dias 09 e 10 de julho de 2019 e respondidos até o dia de 12 de julho de 2019

Avaliação da trajetória acadêmica/ projeto de pesquisa e carta de exposição de motivos: de 15 de julho de 2019 a 8 de agosto de 2019
Resultado do exame da trajetória acadêmica/ projeto de pesquisa e carta de exposição de motivos: 14 de agosto de 2019
Recursos: pedidos devem ser registrados nos dias 15 e 16 de agosto de 2019 e respondidos até o dia de 19 de agosto de 2019

Divulgação da lista de candidatos selecionados para exame oral: 20 de agosto de 2019

Exame oral em horários diferentes para cada candidato: 26, 27, 28 e 29 de agosto de 2019
Local – IFCS – Sala – 420. Hora: os horários, para cada candidato, serão divulgados no quadro informativo da Secretaria do PPGSA
Resultado do exame oral: 30 de agosto de 2019
Recurso: pedidos devem ser registrados nos dias 02 e 03 de setembro de 2019 e respondidos até o dia de 05 de setembro de 2019

Resultado final: 06 de setembro de 2019

4.3 A divulgação da lista de aprovados em cada etapa será feita no quadro informativo da Secretaria do Programa, sala 420/IFCS, e no endereço eletrônico do PPGSA: https://ppgsa.ifcs.ufrj.br.

5. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

5.1 Primeira etapa: exames de proficiência em inglês e francês; etapa eliminatória, mas não classificatória, sendo cinco (5) o grau mínimo para aprovação de todos os candidatos, não optantes e optantes autodeclarados negros.

-Exame de proficiência em inglês: prova escrita que verificará a compreensão de um texto acadêmico em inglês, avaliada pela capacidade do candidato de elaborar respostas em português que demonstrem domínio do conteúdo do texto. Será permitido apenas o uso de dicionário impresso em papel durante as provas. É proibido o uso de qualquer aparelho eletrônico durante aprova.

-Exame de proficiência em francês: prova escrita que verificará a compreensão de um texto acadêmico em francês, avaliada pela capacidade do candidato de elaborar respostas em português que demonstrem domínio do conteúdo do texto. Será permitido apenas o uso de dicionário impresso em papel durante as provas. É proibido o uso de qualquer aparelho eletrônico durante aprova.

Observações:

a. As provas escritas de inglês e francês serão desidentificadas através do número de inscrição de cada candidato e as correções pela banca serão feitas sem o conhecimento dos nomes dos candidatos e de sua condição de optante ou não optante.

b. As provas de inglês e francês deverão ser feitas à caneta (cores azul ou preta). As provas feitas a lápis não serão consideradas.

c. Serão isentos de realizar o exame de proficiência em inglês no processo seletivo do PPGSA, os alunos que apresentem o certificado de aprovação dos seguintes exames de proficiência com a pontuação igual ou superior àquela estabelecida entre parênteses: TOEFL IBT (71); TOEFL ITP (527); IELTS (6); e Cambridge Exam (certificado CAE ou FCE no nível B2). Certificados de proficiência em inglês deverão ter validade de dois anos. Os candidatos que tenham sido aprovados no exame de inglês do processo seletivo ao mestrado do PPGSA também estarão isentos. Não serão emitidos certificados da aprovação do exame de inglês.

d. Serão isentos de realizar o exame de proficiência em francês no processo seletivo do PPGSA, os alunos que apresentem o certificado de aprovação dos seguintes exames de proficiência com a pontuação igual ou superior àquela estabelecida entre parênteses: DALF, DELF, TCF ou TCF CAPES (B2). Certificados de proficiência em francês deverão ter validade de dois anos. Não serão emitidos certificados da aprovação do exame de francês.

5.2 Segunda etapa: avaliação da trajetória acadêmica, do projeto de pesquisa e da carta com exposição de motivos; etapa eliminatória e classificatória, sendo sete (7) o grau mínimo para aprovação de não-optantes e cinco (5) o grau mínimo para aprovação de optantes autodeclarados negros.

-Avaliação da trajetória acadêmica dos candidatos, considerando globalmente os seguintes itens: seu aproveitamento nas disciplinas do mestrado (“coeficiente de rendimento” ou equivalente) e a dissertação de mestrado, se for o caso; a produção científica qualificada por meio de publicações e apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos; a experiência de pesquisa (por meio de participações em equipes e projetos); premiações e distinções acadêmicas.

-Avaliação do projeto de pesquisa e da carta com exposição de motivos, de acordo com sua adequação e preenchimento dos itens a seguir:

5.2.1 Projeto de pesquisa: O projeto de pesquisa seguirá o modelo abaixo, obedecendo aos seguintes campos:

Qual o tema da pesquisa? Descreva sua(s) principal(is) questão(ões) de pesquisa, os objetivos e o enfoque da investigação (limite: 6 mil caracteres c/ espaço ou 840palavras).

Em qual campo problemático se situa a pesquisa? De que forma ela se articula com debates e conhecimentos prévios nas áreas de sociologia ou antropologia? (limite: 6 mil caracteres c/ espaço ou 840palavras).

Qual o material de pesquisa e as evidências que você precisa reunir para responder a sua(s) questão(ões)? E de que forma você planeja reunir e analisar esse material? (limite: 6 mil caracteres c/ espaço ou 840palavras).

Que contribuição(ões) você espera que sua pesquisa trará para sociologia, antropologia, ou para o campo específico de debate em que se insere? (limite: 6 mil caracteres c/ espaço ou 840palavras).

Referências Bibliográficas (limite: 30 mil caracteres c/ espaço ou 4 milpalavras).

O projeto deve utilizar a seguinte formatação: espaço 1,5, corpo 12, fonte Times New Roman.

5.2.2 Carta com exposição de motivos: A exposição de motivos terá no máximo 03 páginas de texto incluindo as notas de rodapé (exceto bibliografia), espaço 1,5, corpo 12, fonte Times New Roman, obedecendo ao seguinte roteiro:

a. Descreva sua formação, experiência profissional e motivos pelos quais você se considera preparado para realizar uma tese de doutorado. Descreva alguns dos seus trabalhos (dissertação de mestrado, trabalhos apresentados, artigos publicados etc.) e ressalte os pontos que considere mais interessantes e criativos.

b. Indique o professor/a do PPGSA que orientará seu projeto de doutorado. Indique as razões de sua escolha.

Observações:

Nesta etapa os membros da banca terão acesso à lista nominal dos candidatos e à identificação de optantes e não optantes.

5.3 Terceira etapa: exame oral; etapa eliminatória e classificatória, sendo sete (7) o grau mínimo para aprovação de não-optantes e cinco (5) o grau mínimo para aprovação de optantes autodeclarados negros.

5.3.1 Exame oral. Consistirá em arguição do candidato pela Banca Examinadora com base na documentação apresentada. Serão consideradas na avaliação do candidato a sua capacidade para dissertar sobre o projeto de pesquisa e a sua perspectiva sobre a sua trajetória acadêmica, bem como a capacidade de diálogo com as questões levantadas pela banca.

Observações:

A divulgação das listas dos candidatos aprovados e não aprovados em cada etapa será realizada com referência ao número de inscrição de cada candidato.

Os graus dos candidatos, em todas as etapas, estarão disponíveis na secretaria do PPGSA para consulta pessoal.

5.4 Candidatos optantes que alcançarem grau acima de 7 (sete):

5.4.1 Os candidatos optantes autodeclarados negros que alcançarem notas que os coloquem acima do grau de aprovação sete (7), passarão para a próxima etapa disputando uma vaga de ampla concorrência, reservando as vagas adicionais para aqueles optantes que tenham sido aprovados no processo seletivo com grau inferior a sete (7) e superior a cinco(5).

5.4.2 Se porventura, um optante autodeclarado negro tirar nota superior a sete (7) em uma etapa do processo seletivo, e em etapa subsequente tirar nota inferior a sete (7) e superior a cinco (5), este optante voltará a concorrer no adicional de vagas, deixando de concorrer nas vagas de ampla concorrência.

5.5 Não há possibilidade de realização de exame à distância e de aplicação de segunda chamada para nenhuma etapa do processo seletivo para o doutorado do PPGSA.

6. RESULTADO FINAL

6.1 No caso de empate, o critério de desempate obedecerá a seguinte ordem:

Se o candidato é optante;
Maior grau obtido no exame oral;
Maior idade.

6.2 Ao final do processo seletivo o PPGSA divulgará uma lista de aprovados e não aprovados, em ordem alfabética, que será fixada no quadro informativo da Secretaria do Programa, sala 420/IFCS, e também divulgada no endereço eletrônico do PPGSA: https://ppgsa.ifcs.ufrj.br.

6.3 A nota final de cada candidato estará disponível na secretaria do PPGSA para consulta pessoal.

6.4 Caso ocorra desistência de candidato selecionado, será convocado a ocupar a vaga remanescente outro candidato aprovado, respeitando o desempenho final e a inscrição como optante ou não-optante.

7. DOS RECURSOS

7.1 Os recursos deverão ser dirigidos ao Presidente do Colegiado e serão encaminhados para apreciação pela Comissão Acadêmica do PPGSA que, conforme resolução do Colegiado do PPGSA (14 de maio de 2009), tem plenos poderes para apreciar os recursos que forem interpostos junto à secretaria do PPGSA no seu horário de atendimento ao público (11:00h às 16:00h) no prazo de até 2 (dois) dias úteis a partir da divulgação dos resultados.

7.2 As decisões adotadas nos pleitos deverão ser proferidas no prazo de até quarenta e oito horas (48h) da oposição dos mesmos.

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 O candidato portador de necessidade especial deverá informar, no campo indicado no sistema de inscrição online, os recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva necessários à sua participação no processo de seleção para que possa ser providenciada a adaptação.

8.2 Não poderão ser preenchidas vagas não divulgadas e que não tenham sido previamente aprovadas pela Comissão de Pós-Graduação.

8.3 Uma vez iniciadas as provas nenhum candidato retardatário poderá ingressar no local onde elas estarão sendo realizadas e, portanto, aconselha-se que os candidatos cheguem ao local previsto para a realização da prova 30 minutos antes do horário oficial de sua realização (que está explicitado neste edital) e munidos do comprovante da inscrição e carteira de identidade ou outro documento com foto.

8.4 Os candidatos selecionados deverão realizar a matrícula nos prazos fixados pela Comissão Deliberativa e divulgados pela Secretaria de Pós-Graduação. As matrículas serão isentas de taxas.

8.5 Não haverá matrícula condicional.

8.6 O curso de doutorado recebe bolsas de estudo da CAPES, CNPq e FAPERJ, cuja concessão aos estudantes dependerá da cota geral anual. O PPGSA/UFRJ não se compromete a garantir bolsa a todos os estudantes selecionados. Os critérios para distribuição e manutenção de bolsas de estudo não são regidos por este Edital e estão de acordo com as normas fixadas pelas agências de fomento, além das condições e regras definidas pela comissão deliberativa do PPGSA, conforme consta no documento disponível no site:
https://ppgsa.ifcs.ufrj.br/wp-content/uploads/2017/06/Dstribuição-de-bolsas-no-PPGSA-2018.pdf.

8.7 Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste edital e no regulamento do Programa de Pós-graduação ao qual se inscreve.

8.8 Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela COMISSÃO DE PÓS- GRADUAÇÃO E PESQUISA – CPGP da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, a qual o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia está vinculado.

Banca de Seleção:
André Botelho
Marco Antônio Gonçalves
Maria Celi Ramos da Cruz Scalon (presidente)
Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti

Flavio Carvalhaes (suplente)
Júlia O’Donnell (suplente)

Secretaria:
Claudia de Jesus Vianna e Gleidis Maria Souza Corrêa

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia/UFRJ
Prof. Rodrigo Salles Pereira dos Santos

Coordenadora Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia/UFRJ
Profa. Felícia Picanço

Diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ
Profa. Susana de Castro