2017 Edital para Exame de Seleção ao Doutorado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – UFRJ
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – CFCH
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS – IFCS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA – PPGSA

EDITAL No. 118

PROCESSO DE SELEÇÃO AO DOUTORADO DA TURMA 2017

 

1. PREÂMBULO

1.1 O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia – PPGSA – do IFCS/UFRJ, no uso de sua atribuição fixada no artigo 7° da Regulamentação Geral da Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Anexo à RESOLUÇÃO CEPG N° 1 de dezembro de 2006); no artigo 12, inciso I, da Regulamentação das Comissões de Pós-Graduação e Pesquisa da Pós-Graduação stricto sensu e das Comissões Deliberativas dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Anexo à RESOLUÇÃO CEPG N° 2 de dezembro de 2006); e no artigo 10, inciso IX, do Regulamento do PPGSA; torna público aos interessados que estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de ingresso ao Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, para o ano de 2017, no período de 01 a 15 de junho de 2016.

1.2 Informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia – PPGSA podem ser obtidas na página eletrônica www.ppgsa.ifcs.ufrj.br , ou por e-mail da secretaria do Programa (ppgsa.ifcs@gmail.com), no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

2. DO NÚMERO DE VAGAS

2.1 O número de vagas oferecido para o doutorado, em 2017, é de até 22 (vinte e duas);e seu preenchimento integral dependerá da avaliação do desempenho dos candidatos.

 

3. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

Período de inscrição: 01 a 15 de junho de 2016. O sistema online será fechado no dia 15 de junho de 2016, às 23:00 horas- horário de Brasília.

Período de entrega da documentação: 16 e 17 de junho de 2016, na secretaria do PPGSA, no horário de 10:00 horas às 17:00 horas. Os documentos poderão ser enviados pelo correio, obrigatoriamente via SEDEX, valendo para fins de prazo a data do carimbo postal até dia 17 de junho de 2016. O endereço para envio é: Largo de São Francisco de Paula, no. 1, sala 420 – Centro – Rio de Janeiro – CEP 20.051-070

Indicação das candidaturas homologadas: 22 de junho de 2016. Ver listagem no quadro informativo do PPGSA, Sala 420 e no site do PPGSA.

 

Procedimentos de Inscrição:

3.1 Poderão se inscrever para o processo seletivo de ingresso ao Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS/UFRJ, para o Ano Letivo de 2017, os portadores de título de mestre, atestado mediante apresentação da ata de defesa da dissertação.

3.2 Para a inscrição no processo seletivo serão exigidos:

3.2.1. O preenchimento de informações online, a partir do site do PPGSA: www.ppgsa.ifcs.ufrj.br no período de 01 a 15 de junho (até às 23:00 horas – horário de Brasília).

3.2.2. Anexar no sistema online: a carta de apresentação do candidato com a exposição dos motivos; projeto de pesquisa (de acordo com os campos do formulário); curriculum vitae (lattes); histórico escolar do mestrado;

3.2.3.A apresentação dos seguintes documentos dentro do período de 16 e 17 de junho de 2016, na secretaria do PPGSA:

  • Ficha de inscrição no sistema online e impressa;
  • Fotocópia da carteira de identidade e CPF (no caso de estrangeiros, passaporte);
  • Fotocópia do certificado de reservista;
  • Fotocópia do título de eleitor;
  • Fotocópia autenticada do diploma do curso de graduação e mestrado (frente e verso); ou, na falta deste, a ata de defesa da dissertação que atesta a obtenção do título de mestre.
  • Histórico escolar Oficial do curso de Graduação e de Pós-Graduação ou fotocopia autenticada.
  • Curriculum Vitae comprovado e acompanhado das publicações, quando existirem;
  • Cópia da dissertação de mestrado;
  • Projeto de pesquisa, de acordo com o formato indicado mais abaixo (não serão aceitos os projetos com formatos diferentes), enviado eletronicamente de acordo com as instruções disponíveis no procedimento de inscrição;
  • Carta com exposição de motivos, de acordo com o formato indicado mais abaixo (não serão aceitas cartas com formatos diferentes), enviada eletronicamente de acordo com as instruções disponíveis no procedimento de inscrição;

Serão impugnadas as inscrições em caso de ausência de qualquer dos documentos requeridos.

Observações:

a. Caso o mestrado tenha se realizado no exterior, o candidato poderá se inscrever no processo de seleção ao doutorado da turma 2017 mediante apresentação da comprovação de que o processo de validação do diploma no Brasil está em andamento; e, para efetuar a matricula, comprovante de que a validação já está efetivada.

b. Os documentos poderão ser enviados pelo correio, obrigatoriamente via SEDEX, valendo para fins de prazo a data do carimbo postal até dia 17 de junho de 2016.

c. No momento da apresentação ou postagem dos documentos impressos pelo correio, o envio eletrônico dos arquivos correspondentes ao “Projeto de pesquisa” e à “Carta com exposição de motivos” já deverá ter sido realizado por meio do sistema online. Caso haja discrepância entre versão impressa e versão eletrônica, prevalece sempre para fins de avaliação a versão impressa desses documentos.

d. Considerando o período disponível para o preenchimento de informações e para anexar documentos online, é de responsabilidade do candidato fazê-lo a tempo, não sendo responsabilidade do PPGSA problemas de último momento por causa de congestionamento no sistema.

3.3. Serão homologadas pela Banca de Seleção as inscrições dos candidatos que apresentarem a documentação exigida dentro do prazo estabelecido para a inscrição. Serão impugnadas as inscrições em caso de ausência de qualquer dos documentos acima mencionados.

3.4. No ato de apresentação dos documentos, o candidato receberá o comprovante de inscrição que deverá ser apresentado, juntamente com a carteira de identidade, em todas as etapas do processo seletivo.

 

4. DO PROCESSO SELETIVO

4.1. A seleção será feita com base no mérito do candidato nas seguintes etapas, todas eliminatórias:

1ª. Exames de proficiência em inglês e em francês. Provas escritas com duração de três (3) horas. Será permitido apenas o uso de dicionário impresso em papel durante as provas. É proibido o uso de qualquer aparelho eletrônico durante a prova.

2ª. Exame e avaliação da trajetória acadêmica, com base em curriculum vitae no modelo do currículo Lattes, histórico escolar e dissertação de mestrado; exame e avaliação do projeto de pesquisa e da carta com exposição de motivos.
Obs.: Os alunos que cursaram mestrado no PPGSA estão dispensados da prova de língua estrangeira que realizaram para a entrada no Programa. Candidatos estrangeiros serão submetidos, também, a exame de proficiência em língua portuguesa, em data a ser divulgada pela Secretaria de Pós-Graduação, até doze meses contados a partir do ato de sua matrícula.

3ª. Exame Oral: arguição do candidato pela Banca Examinadora com base na documentação apresentada.

4.2.Cronograma do processo de seleção:

  • Exame de proficiência em inglês: 27 de junho de 2016 – Local – IFCS Sala – 109. Hora – das 9:00h às 12:00h.
  • Exame de proficiência em francês: 27 de junho de 2016 – Local –IFCS Sala – 109. Hora – das 14:00h às 17:00h.
  • Resultado dos Exames de idiomas: 06 de julho de 2016 (Ver no quadro informativo do PPGSA, Sala 420 e no site do PPGSA).
  • Recursos: pedidos devem ser registrados dias 07 e 08 de julho de 2016 e respondidos até o dia 13 de julho de 2016.
  • Resultado do Exame da trajetória acadêmica/Projeto de pesquisa e carta de exposição de motivos: 01 de agosto de 2016 (Ver no quadro informativo do PPGSA, Sala 420 e no site do PPGSA).
  • Recursos: pedidos devem ser registrados dias 02 e 03 de agosto de 2016 e respondidos até o dia 08 de agosto de 2016.
  • Divulgação da lista de candidatos selecionados para Exame Oral: 12 de agosto de 2016 (Ver no quadro informativo do PPGSA, Sala 420 e no site do PPGSA).
  • Exame Oral, em horários fixados para cada candidato: 08, 09 e 12 de setembro de 2016 – Local – IFCS – Sala – 420. Horário: de acordo com a lista dos aprovados nas provas de idiomas (Ver no quadro informativo do PPGSA, Sala 420 e no site do PPGSA).
  • Resultado do exame oral: 27 de setembro de 2016
  • Recurso: pedidos devem ser registrados dias 28 e 29 setembro de 2016 e respondidos até o dia 03 de outubro de 2016
  • Resultado final: 04 de outubro de 2016 (Ver no quadro informativo do PPGSA, Sala 420 e no site do PPGSA).

 

5. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Na primeira etapa (eliminatória, mas não classificatória, sendo 5 (cinco) o grau mínimo para aprovação):

5.1. Exame de proficiência em inglês. Prova escrita que verificará a compreensão de um texto acadêmico em inglês, avaliada pela capacidade do candidato de elaborar respostas em português que demonstrem domínio do conteúdo do texto. Será permitido apenas o uso de dicionário impresso em papel durante as provas. É proibido o uso de qualquer aparelho eletrônico durante a prova.

5.2. Exame de proficiência em francês. Prova escrita que verificará a compreensão de um texto acadêmico em francês, avaliada pela capacidade do candidato de elaborar respostas em português que demonstrem domínio do conteúdo do texto. Será permitido apenas o uso de dicionário impresso em papel durante as provas. É proibido o uso de qualquer aparelho eletrônico durante a prova.
Observação: As provas de inglês e francês deverão ser feitas à caneta (cores azul ou preta). As provas feitas a lápis não serão consideradas.

Na segunda etapa (eliminatória e classificatória, sendo 7 (sete) o grau mínimo para aprovação):

5.3. Avaliação da trajetória acadêmica dos candidatos, considerando globalmente os seguintes itens: seu aproveitamento nas disciplinas do mestrado (“coeficiente de rendimento” ou equivalente) e a dissertação de mestrado apresentada; a produção científica qualificada por meio de publicações e apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos; a experiência de pesquisa (por meio de participações em equipes e projetos); premiações e distinções acadêmicas.

5.4.Avaliação do projeto de pesquisa e da carta com exposição de motivos, de acordo com sua adequação e preenchimento dos itens a seguir:

5.4.1. Projeto de pesquisa:

O projeto de pesquisa seguirá o modelo apresentado no formulário online, obedecendo aos seguintes campos:

1. Qual o tema da pesquisa? Descreva sua(s) principal(is) questão(ões) de pesquisa, os objetivos e o enfoque da investigação (limite: 6 mil caracteres c/ espaço ou 840 palavras).

2. Em qual campo problemático se situa a pesquisa? De que forma ela se articula com debates e conhecimentos prévios nas áreas de sociologia ou antropologia? (limite: 6 mil caracteres c/ espaço ou 840 palavras).

3. Qual o material de pesquisa e as evidências que você precisa reunir para responder a sua(s) questão(ões)? E de que forma você planeja reunir e analisar esse material? (limite: 6 mil caracteres c/ espaço ou 840 palavras).

4. Que contribuição(ões) você espera que sua pesquisa trará para sociologia, antropologia, ou para o campo específico de debate em que se insere? (limite: 6 mil caracteres c/ espaço ou 840 palavras).

5. Referências Bibliográficas (limite: 30 mil caracteres c/ espaço ou 4 mil palavras).

5.4.2. Carta com exposição de motivos:

A exposição de motivos terá no máximo 03 páginas de texto incluindo as notas de rodapé (exceto bibliografia), espaço 1,5, corpo 12, letra fonte Times New Roman, obedecendo ao seguinte roteiro:

1. Descreva sua formação, experiência profissional e motivos pelos quais você se considera preparado para realizar uma tese de doutorado. Descreva alguns dos seus trabalhos (dissertação de mestrado, trabalhos apresentados, artigos publicados etc.) e ressalte os pontos que considere mais interessantes e criativos.

2. Caso haja, indicar um professor do PPGSA que poderia orientar seu projeto de doutorado. Indique as razões de sua escolha.

Obs: A indicação pelo candidato de um possível orientador não implica necessariamente que o indicado possa aceitar a orientação.

Na terceira etapa (eliminatória e classificatória, sendo sete (7) o grau mínimo para aprovação):

5.5. Exame oral. Consistirá em arguição do candidato pela Banca Examinadora com base na documentação apresentada. Serão consideradas na avaliação do candidato a sua capacidade para dissertar sobre o projeto de pesquisa e a sua perspectiva para a sua trajetória acadêmica, bem como a capacidade de diálogo com as questões levantadas pela banca.

 

6. RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO FINAL

6.1 O grau final de cada candidato será a média ponderada das notas auferidas nas provas.

6.2 O resultado final obedecerá à ordem de classificação.

6.3 Os candidatos serão selecionados pela ordem de classificação.

6.4 Caso ocorra desistência de candidato selecionado, será convocado a ocupar a vaga remanescente outro candidato aprovado, sendo respeitada a ordem de classificação.

6.5 No caso de empate, o critério de desempate obedecerá a seguinte ordem:

I) Maior grau obtido no exame oral;
II) Maior idade.

6.6 A divulgação dos resultados de todas as etapas será fixada na Secretaria de Pós-Graduação do Programa e publicada no endereço eletrônico www.ppgsa.ifcs.ufrj.br

7. DOS RECURSOS

7.1 Os recursos somente serão encaminhados para apreciação pela Comissão Acadêmica do PPGSA, que, conforme resolução do Colegiado do PPGSA (14/05/2009), tem plenos poderes para apreciar os recursos em 1ª instância se forem interpostos junto à secretaria do PPGSA no seu horário de atendimento ao público (11:00 h. às 16:00 h.) no prazo de 02 (dois) dias úteis a partir da divulgação dos resultados. O não acolhimento da pretensão recursal autoriza, no prazo igual, após divulgação da solução adotada, o encaminhamento para a apreciação pela Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa do IFCS em 2ª e última Instância.

7.2 As decisões adotadas em ambos os pleitos deverão ser proferidas no prazo de 10 dias da oposição dos mesmos.

7.3 Os recursos deverão ser dirigidos aos Presidentes de ambos os Colegiados e protocolados na Secretaria de Pós-Graduação do Programa, no seu horário de atendimento ao público (11:00h. às 16:00 h.)

 

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 O candidato portador de necessidade especial deverá entrar em contato com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação para que possa ser providenciada a indispensável adaptação.

8.2 Não poderão ser preenchidas vagas não divulgadas e que não tenham sido previamente aprovadas pela Comissão de Pós-Graduação.

8.3 Não haverá segunda chamada para nenhuma das provas.

8.4 Uma vez iniciadas as provas nenhum candidato retardatário poderá ingressar no local onde elas estarão sendo realizadas e, portanto, aconselha-se que os candidatos cheguem ao local previsto para a realização da prova 30 minutos antes do horário oficial de sua realização(que está explicitado neste edital).

8.5 Os candidatos selecionados deverão realizar a matrícula nos prazos fixados pela Comissão Deliberativa e divulgados pela Secretaria de Pós-Graduação. As matrículas serão isentas de taxas.

8.6 Não haverá matrícula condicional.

8.7 O Curso recebe bolsas de estudo da CAPES, do CNPq e da FAPERJ, cuja concessão aos estudantes dependerá da cota geral anual do PPGSA/UFRJ e sua atribuição seguirá a ordem de classificação dos candidatos. A manutenção da bolsa durante o curso obedecerá os critérios definidos pela Comissão de bolsas. A renovação da bolsa está sujeita estritamente ao desempenho acadêmico. O PPGSA/UFRJ não se compromete a garantir bolsa a todos os estudantes selecionados.

8.8 Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste edital e no regulamento do Programa de Pós-Graduação ao qual se inscreve.

8.9 Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA – CPGP da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (à qual o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia está vinculado).

Banca de Seleção:

Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti (Presidente)

Felícia Picanço

Octavio Bonet

Bruno de Vasconcelos Cardoso

Joana Domingues Vargas (Suplente)

Antônio da Silveira Brasil Junior (Suplente)

Secretárias:

Claudia de Jesus Vianna

Gleidis Maria Souza Corrêa

 

André Pereira Botelho
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em
Sociologia e Antropologia/ IFCS/UFRJ

Marco Aurélio Santana
Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ