Rodrigo Salles Pereira dos Santos

Email: santosrodrigosp@gmail.com
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6470801142782000

Doutor em Ciências Humanas (Sociologia), Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010.
Sociologia Econômica, Sociologia do Trabalho, Sociologia do Desenvolvimento, Economia Política

PORTUGUÊS ENGLISH ESPAÑOL

Projeto em andamento

Redes Globais de Produção (RGPs) e Poder Corporativo: estratégias de empresas mineradoras de ferro no Brasil

O objetivo geral da pesquisa é identificar e analisar padrões de comportamento empresarial entre corporações transnacionais (CTNs) mineradoras de ferro, através da efetivação de estratégias corporativas em Redes Globais de Produção (RGPs). Comportamento e estratégia serão investigados através de dimensões estratégicas (trabalho, mercado, finanças, institucional, territorial e social), materializadas em estruturas sociopolíticas (enraizamento) e de relações de poder. Essa dinâmica influencia os resultados das CTNs mineradoras e configura efetivamente suas RGPs e a indústria extrativa mineral de ferro (IEMF).

Indicações bibliográficas

. SANTOS, R. S. P. Da Estratégia Corporativa à Ação Economicamente Relevante: a CSN e a contestação social na mineração de ferro. Revista Pós Ciências Sociais, v. 12, n. 24, p. 143-166, 2015.

. SANTOS, R. S. P.; MILANEZ, B. . The Global Production Network for iron ore: materiality, corporate strategies, and social contestation in Brazil. The Extractive Industries and Society, v. 2, n. 4, p. 756-765, 2015.

. RAMALHO, J. R.; SANTOS, R. S. P.LIMA, R. J. C. Estratégias de Desenvolvimento Industrial e Dinâmicas Territoriais de Contestação Social e Confronto Político. Sociologia & Antropologia, v. 3, n. 5, p. 175-200, 2013.