Maria Ligia de Oliveira Barbosa

Email: mligiaifcs@gmail.com
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5436482713562659
Página: http://www.lapesbr.net/

Doutor, Universidade de Campinas, 1993.
Sociologia da Educação, Desigualdades Sociais, Sociologia das Profissões, Teoria Social.

PORTUGUÊS ENGLISH ESPAÑOL

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o LAPES (Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior/UFRJ/CNPq).Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdades sociais, hierarquias sociais, ensino superior e profissões, politicas públicas. Vice-Presidente para América Latina do RC04 – Sociology of Education – da ISA (International Sociological Association) 2010-2014 e 2014-2018. Vice Presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia 2015-2017

Projetos de Pesquisa

Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior (LAPES/UFRJ/CNPq) http://www.lapesbr.net/

Criado em 2011, o LAPES congrega estudos desenvolvidos por pesquisadores e estudantes de graduação, mestrado e doutorado da UFRJ e outras instituições brasileiras e internacionais. As principais linhas de pesquisa são: governança do sistema universitário brasileiro e de suas instituições; diversificação institucional e expansão do ensino superior; ensino superior e inclusão social; Ensino superior e sua interface com o sistema nacional de inovações e seu papel na competitividade nacional; internacionalização do sistema de ensino superior e comparações internacionais.

Educação, Trabalho e Valores na (re)produção das Desigualdades Sociais – Com Tom Dwyer/Unicamp.

Usando diversos conjuntos de informações empíricas, o presente projeto discute as relações entre a formação de valores e representações coletivas e as trajetórias sociais, desde a socialização familiar até a inserção no mercado de trabalho, passando evidentemente pela escola.

Origem familiar, experiência escolar e destino social: a trajetória da desigualdade e a formação dos valores

Esse projeto visa contribuir, através de pesquisa empírica, para a construção de respostas contemporâneas ao problema clássico da sociologia: como os valores sociais contribuem para estabelecer e fortalecer ou diminuir a desigualdade social? Esse projeto investe na construção de um olhar mais sintético sobre a desigualdade social a partir da análise dos novos dados, tanto sobre trajetórias escolares quanto pesquisas de opinião pública.

Artigos recentes

  1. Expansão e Possibilidades de Democratização do Ensino Superior no Brasil: http://www.cadernocrh.ufba.br/viewarticle.php?id=1657
  2. Destinos, Escolhas e a Democratização do Ensino Superior http://https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/43988
  3. Expansão, Diversificação, Democratização: questões de pesquisa sobre os rumos do ensino superior no Brasil. http://www.cadernocrh.ufba.br/viewarticle.php?id=1652
  4. A permeabilidade social das carreiras do ensino superior”. Cadernos do CRH  (Com Clarissa Tagliari Santos)
  5. “The expansion of higher education in Brazil: credentials and merit”. Multidisciplinary Journal of Educational Research.
  6. “Desempenho individual e organização escolar na realização educacional”. Revista Sociologia & Antropologia. (Com Nelson do Valle Silva)
  7. Esboço de uma morfologia da sociologia brasileira/ RBS – Revista Brasileira de Sociologia, vol. 1 Nº 2 (Com Tom Dwyer e Eugênio Braga)
  8. A formação nas STEM áreas: saberes modernos em instituições tradicionais. Rede de Pesquisa Formação e Mercado de Trabalho, ABCI/IPEA. (Com Carolina Zuccarelli)