Marco Aurelio Santana

Email: msantana@ifcs.ufrj.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1729257049926692

Doutor em Ciências Humanas(Sociologia), UFRJ, 1998.
Sociologia do Trabalho, Trabalho, Trabalhadores, Lutas sociais e Ditadura Militar.

PORTUGUÊS ENGLISH ESPAÑOL

Projetos em andamento

Formas e dinâmicas da ação coletiva no Brasil recente: tensão criativa e inovações táticas na relação juventude trabalhadora e sindicatos

A pesquisa analisa como o ator sindical, que vem servindo há mais de século de canal de organização e condução de conflitividade na sociedade brasileira, está lidando com a realidade brasileira, que dista muito de períodos anteriores que serviram, ao seu tempo, para processos de formação de classe, bem como de correlatos tipos de sindicatos e formas de ação sindical. Neste sentido, frente ao quadro vivido no mundo do trabalho e da reconfiguração das classes sociais no Brasil contemporâneo, busca-se perseguir todo um conjunto de questões a partir de um ângulo específico, aquele que diz respeito às relações estabelecidas entre o movimento sindical e a juventude trabalhadora em situação de precariedade no que toca a emprego, condições de trabalho e salário. Esta relação, em termos de seus limites e possibilidades, tem sido um elemento importante, atraindo atenção em nível internacional, no sentido de se pensar as formas e dinâmicas da ação coletiva no mundo contemporâneo. Entendemos que esta perspectiva tem sido relativamente pouco observada entre nós, precisando de maior esforço empírico e analítico, no qual se engaja este projeto.

Bibliografia selecionada

COHEN, Y. ; SANTANA, M. A. . Du Brésil au monde et retour : mouvements sociaux localisés et en résonance. Bresil(s)/ARTELOGIE, p. 103-122, 2015.

BRAGA, Ruy ; SANTANA, M. A. . Dinâmicas da ação coletiva no Brasil contemporâneo: encontros e desencontros entre o sindicalismo e a juventude trabalhadora. Caderno CRH (Online), v. 28, p. 529-544, 2015.

ANTUNES, R. ; SANTANA, M. A. . The Dilemmas of the New Unionism in Brazil: Breaks and Continuities. Latin American Perspectives    , v. 41, p. 10-21, 2014.

SANTANA, M. A.; MOLLONA, M. . Trabalho e ação coletiva: memória, espaço e identidades sociais na cidade do aço. Horizontes Antropológicos (UFRGS. Impresso), v. 19, p. 125-148, 2013.