José Reginaldo Santos Gonçalves

Email: reginald@ifcs.ufrj.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8759132068825242

Ph.D., University of Virginia, 1989.
Patrimônios culturais; teorias da memória; objetos, coleções e museus; arquitetura e espaços; culturas populares; antropologia e folclore; teorias da autenticidade; teorias da cultura; história da antropologia

PORTUGUÊS ENGLISH ESPAÑOL

Projetos em andamento

Patrimônios, Memória e Transformações Urbanas: experiências do tempo nos discursos sociais e urbanístico

Este projeto é o desdobramento de um programa de pesquisa que venho desenvolvendo e tem, entre seus objetivos, qualificar os usos da categoria “patrimônio”. Nosso objetivo é descrever e analisar objetos e espaços materiais, seus usos e reclassificações cotidianos e os processos de reconhecimento e contestação de sua condição de “patrimônios”. Buscamos, desse modo, distanciar-nos dessa categoria entendida de forma genérica (de que é sintomática sua notável expansão e banalização no mundo contemporâneo); e também de seu entendimento estritamente jurídico, que o restringe a uma entidade abstrata regulada por direitos e deveres; explorando, assim, seus usos sociais e políticos na vida cotidiana. Nossa proposta é voltar o foco descritivo e analítico da pesquisa para as relações entre patrimônios, memória e transformações espaciais no meio urbano. Mais que uma resposta externa a essas transformações, os discursos do patrimônio e da memória são na verdade parte incontornável dos processos sociais e técnicos de destruição, construção e reconstrução das diversas estruturas arquitetônicas e urbanísticas que compõem as instáveis paisagens cotidianas das grandes metrópoles. Nesse processo destaca-se o papel mediador decisivo de arquitetos e urbanistas, além de outros agentes sociais.

O projeto tem como base as pesquisas que venho há alguns anos coordenando no âmbito do PPGSA / IFCS / UFRJ juntamente com a equipe do Laboratório de Antropologia da Arquitetura e Espaços (LAARES), onde se desenvolvem estudos sobre as relações entre patrimônio, memória e espaço. Além do apoio do CNPq, o projeto tem se beneficiado de diversas formas de auxílios financeiros concedidos pela FAPERJ e pela CAPES.

Indicações Bibliográficas:

“O Mal Estar no Patrimônio”. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 28, no 55, p. 211-228, janeiro-junho. http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/index. 2015.

“The Dark Side of the Moon: Heritage, memory and place in Rio de Janeiro” In: Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Vol. 13. No. 1. Pp. 190-2007. http://www.vibrant.org.br/. 2014.

 A Alma das coisas: patrimônios, materialidade e ressonância. (org. JRS. Gonçalves; Guimarães, R.; Bitar, N.P.  296 pp.  Ed. MAUAD / FAPERJ. Rio de Janeiro. ISBN: 9788574784748. 2013.

Antropologia dos objetos: patrimônios, museus e coleções. 252 pp. IBRAM/IPHAN. Rio de Janeiro. 2007.