Beatriz Maria Alasia de Heredia



PORTUGUÊS ENGLISH ESPAÑOL

Projetos em andamento

Organização social nas áreas de agricultura moderna

Tem por objetivo investigar, complementado estudos anteriores nas áreas de “plantation tradicional” e em assentamentos de reforma agrária, o funcionamento das instituições, grupos e relações sociais existentes nas áreas tidas como de “agricultura moderna”.

Representações da política, relações pessoais e relações de poder

Essa linha de pesquisa pretende abordar as seguintes questões:

(a) Lançar um olhar antropológico sobre a maneira como diferentes sociedades recortam, elas próprias, sua vida social e concebem as atividades e relações que os cientistas sociais enunciam como “políticas”.

(b) Levando a sério os canais por onde efetivamente passam as atividades públicas em países como Brasil, procuramos entender o peso e o significado que aí têm os laços pessoais e as disputas faccionais.

Indicações bibliográficas

“Lutas entre iguais: as disputas no interior de uma facção política”.  Em: Palmeira, M. e Barreira C. : Politica no Brasil – Relume Dumará. 2006.

“O Voto como Adesão”. Em: Letícia Bicalho Canêdo : O Sufrágio Universal. ed. Estação Liberdade, São Paulo, 2005. Em colaboração com Moacir Palmeira.

Impactos dos Assentamentos: um estudo sobre o meio rural brasileiro. Fundação Editora da UNESP, São Paulo, 2004. Em colaboração com Sergio Leite, Leonilde Medreiros, Moacir Palmeira e Rosângela Cintrão.