Beatriz Maria Alasia de Heredia

Email: heredia.b@gmail.com
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9815437781554571

Doutor em Antropologia Social, PPGAS/Museu Nacional/UFRJ, 1985.
Antropologia Política, Questão Agrária, Campesinato, Teoria Antropológica.

PORTUGUÊS ENGLISH ESPAÑOL

Projetos em andamento

Organização social nas áreas de agricultura moderna

Tem por objetivo investigar, complementado estudos anteriores nas áreas de “plantation tradicional” e em assentamentos de reforma agrária, o funcionamento das instituições, grupos e relações sociais existentes nas áreas tidas como de “agricultura moderna”.

Representações da política, relações pessoais e relações de poder

Essa linha de pesquisa pretende abordar as seguintes questões:

(a) Lançar um olhar antropológico sobre a maneira como diferentes sociedades recortam, elas próprias, sua vida social e concebem as atividades e relações que os cientistas sociais enunciam como “políticas”.

(b) Levando a sério os canais por onde efetivamente passam as atividades públicas em países como Brasil, procuramos entender o peso e o significado que aí têm os laços pessoais e as disputas faccionais.

Indicações bibliográficas

“Lutas entre iguais: as disputas no interior de uma facção política”.  Em: Palmeira, M. e Barreira C. : Politica no Brasil – Relume Dumará. 2006.

“O Voto como Adesão”. Em: Letícia Bicalho Canêdo : O Sufrágio Universal. ed. Estação Liberdade, São Paulo, 2005. Em colaboração com Moacir Palmeira.

Impactos dos Assentamentos: um estudo sobre o meio rural brasileiro. Fundação Editora da UNESP, São Paulo, 2004. Em colaboração com Sergio Leite, Leonilde Medreiros, Moacir Palmeira e Rosângela Cintrão.