Alice Rangel de Paiva Abreu

Email: alicepabreu@gmail.com
Currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787901A9

Doctora en Ciencias Sociales por la Universidad de São Paulo (1980)

PORTUGUÊS ENGLISH ESPAÑOL

Professora Emérita da UFRJ desde 2009, é atualmente a diretora do GenderInSITE (www.genderinsite.net), um programa internacional para promover a questão de gênero em ciência, inovação, tecnologia e engenharia.

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1980), e Mestre em Sociologia pela LSE da Universidade de Londres (1971), sua carreira acadêmica esteve toda vinculada ao Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Admitida por concurso público em 1981, chegou a Professora Titular em 1996, e além das suas atividades docentes e de pesquisa, vinculadas ao tema de gênero e trabalho, foi coordenadora da Pós Graduação, Chefe de Departamento de Sociologia, e representou o departamento nos mais altos conselhos do Instituto e da Universidade. Secretária Executiva da ANPOCS nos anos 80, teve importante participação na recriação da Sociedade Brasileira de Sociologia.

Ocupou outros cargos no Brasil e no exterior: Vice-Presidente do CNPq, Diretora do Escritório de Educação e Ciência e Tecnologia da OEA (Organização dos Estados Americanos), foi Diretora do Escritório Regional da América Latina e Caribe do ICSU (International Council for Science). Com ativa participação na ISA (International Sociological Association) foi eleita por dois mandatos para seu Conselho Executivo, de 2002 a 2010.

Recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico do Brasil (Comendador) em 2001; a Palmes Académiques (Officier), do Ministère de la Jeunesse, de l’Éducation Nationale et de la Recherche da França em 2003; o Prêmio Florestan Fernandes de Sociologia em 2009 e o Prêmio de Excelência Acadêmica Antônio Flávio Pierucci de Sociologia em 2013.